Top Ferramentas para Blog WordPress + Dicas

Quando você começa a trabalhar com sites, em especial blogs, tudo parece novidade e interessante. Mas acontece que infelizmente a grande maioria das ferramentas e recursos que encontramos na web são na verdade lixo.

Alguns vão inclusive prejudicar o seu blog. Portanto, nada melhor do que começar com o pé direito, conhecendo quais são as Top Ferramentas para seu blog. Abaixo apresento as melhores ferramentas para blog WordPress e várias outras dicas extras, que certamente irão guiar-lhe nesse novo mundo que se apresenta a você, caro bloguer.

Programas Gratuitos

WampServer

wamp server

O WampServer é um pacote de aplicativos que instalará no seu computador um servidor web local, com suporte para PHP e banco de dados Mysql. O WampServer é totalmente gratuito, e com ele você poderá visualizar o seu blog WordPress em execução localmente. Isso é perfeito para fazer modificações no blog, experimentar novos plugins, editar temas, etc., em um ambiente seguro que não afetará o site online.

Site para baixar o WampServer: Acessar

Mysql Front

mysql front

Ótimo programa desktop para conectar-se ao servidor do banco de dados remoto do Mysql. Permite você fazer backup, executar comandos e consultas e também fazer importação.

Esse programa é ideal para quem possui banco de dados muito grandes e quer mudar de servidor web, e portanto precisa fazer o backup do banco no servidor antigo e importá-lo no novo.

Acesse o site do Mysql-Front: Acessar

Filezilla

filezilla

Se você quer fazer upload de um novo tema WordPress, plugin ou mesmo de algum arquivo de mídia grande, como um vídeo por exemplo, a melhor maneira é utilizar algum cliente FTP. Todos os servidores web oferecem acesso FTP para você poder conectar-se a eles e enviar seus sites e demais arquivos necessários.

Para tanto, um cliente FTP 100% grátis e bastante rápido é o Filezilla.

O FileZilla é desenvolvido e mantido pela Mozilla, a mesma empresa por trás do Firefox e Thunderbird.

Acesse o site do aplicativo: Acessar

Registro de Domínio do Blog

Registro.br

registro.br

Registro.br É melhor site para você registrar um domínio com final .br, seja ele .com.br, .net.br, .blog.br, etc. Há empresas de hospedagem que também registram domínios .br, mas eu sempre prefiro registrar no Registro.br, pois assim não fico “preso” a nenhuma empresa de hospedagem.

Por exemplo, se precisar mudar de empresa de hospedagem, acesso o painel do Registro.br, modifico os DNS e pronto.

Acessar Site do RegistroBR: Acessar

ResellerClub

resellerclub

A ResellerClub é onde costumo registrar meus domínios .com, .org, .net, .ws, .info, .biz, .tv, etc… Os preços dos domínios na ResellerClub são bastante acessíveis, preço praticamente de Revenda mesmo.

A ResellerClub também oferece planos de hospedagem de sites, mas eu costumo comprar apenas domínios com eles, então não posso falar nada sobre a qualidade da hospedagem web deles.

Acessar site da ResellerClub: Acessar

Hospedagem do Blog

Hostdime

hostdime

A Hostdime é uma empresa de Hospedagem de sites. Ela possui servidores em 7 países, inclusive no Brasil. Portanto quando você hospeda seu site em servidores localizados no Brasil ele abre mais rapidamente (carrega mais rápido).

Hospeda boa parte de meus sites na Hostdime, eles dão suporte via telefone, email e chat online. Seja qual for a hora do dia, sempre tem alguém para atendê-lo, e isso não tem preço.

Acessar site da Hostdime: Acessar

MediaTemple

mediatemple

A Media Temple é uma empresa que oferece planos de hospedagem, em especial um excelente plano de hospedagem para blogs WordPress. Alguns dos recursos oferecidos pela Media Temple nesse plano de Hospedagem WordPress são: Instalação de até 3 blogs WP na mesma conta, Consumo de banda (transferência) Ilimitada, 20GB de HD, possibilidade de upgrade, suporte 24/7, ferramentas de gerenciamento de sites, etc.

Ah! E Tem ainda super Temas Exclusivos deles que estarão disponíveis para você logo após a assinatura.

Acessar o site da MediaTemple: Acessar

Temas e Plugins para blog WordPress

Elegant Themes

eleganthemes

A Elegant Themes oferece um pacote com 87 temas premium para seu blog WordPress pelo preço de 1 único thema. Isso mesmo, você pagar um tema e leva 87.

E tem mais, você ganha também vários plugins exclusivos da Elegantthemes. Além de tudo isso, você ainda terá acesso a todos os novos temas que eles lançarem até um ANO após a data do pagamento.

Isso quer dizer que se você adquiriu o pacote de temas hoje e no próximo mês lançarem novos temas, você poderá baixá-los gratuitamente. Isso é válido até um ano da data da assinatura.

Acessar site da ElegantThemes: Acessar

Plugin Smush.it

plugin smush

Esse plugin faz uma otimização de todas as imagens que você faz upload em seu blog. Depois de instalado, sempre que você fizer o upload de uma nova imagem, o plugin irá otimizá-la pra torná-la mais leve. Mesmo as mídias que já foram enviadas para o seu servidor podem ser otimizadas através da opção “Smush Now” encontrada na galeria de imagens.

O Plugin tem uma opção que permite aplicar o otimização em todas as mídias (imagens) do site de uma única vez. Use esse recurso com moderação pois pode consumir muito recurso do seu servidor.

Acesse a página do plugin: Acessar

Plugin Regenerate Thumbnail

regenerate thumbnails

Se você modifica o tema do seu site, e o novo tema requerer imagens miniatura dos posts em tamanhos diferentes, com fazer? Pois é, aí cai bem o plugin Regenerate Thumbnail que permite você recriar miniaturas de todas as imagens do seu blog em um novo tamanho específico.

O plugin também vem a calhar quando você precisa de dimensões exatas para as mídias e nota que o seu blog está configurado para gerar miniaturas outros tamanhos, então basta usá-lo para obter as miniaturas do tamanho necessário.

Acesse a página do plugin: Acessar

[meiodopost]

Plugin Captcha on Login

plugin captcha on login

Esse plugin é de minha autoria, ele faz inserir uma imagem contendo um código aleatório na página de login. Além disso, na página de opções é possível modificar o nome de usuário de login do seu WP.

Há ainda uma página contendo o relatório de acessos falhos e com sucesso.

Note que o objetivo do plugin é aumentar a segurança do seu blog. Há alguns dias um amigo meu me chamou no Facebook pedindo ajuda, pois o site dele havia sido hackeado. Haviam feito um deface no blog WordPress deles. Aliás, em vários blogs que ele possuia, mas apenas naqueles que tinham o nome de usuário admin

Isso é um forte sinal de que o site dele foi invadido via brute force. Se ele tivesse o meu plugin instalado, o hacker não teria conseguido invadir o site dele, ao menos não com brute force, pois o meu plugin bloqueia o IP do atacante após um dado número de tentativas de login falhos.

Você pode instalar o plugin indo no painel do seu blog, Plugins >> Adicionar Novo e no campo de busca procure por Captcha on Login. Alternativamente você também pode baixar ele do repositório do WP neste Link: Plugin Captcha on Login

Plugin Akismet

plugin Akismet

O Akismet é um plugin essencial, ele faz o trabalho tedioso de avaliar e excluir spams nos comentários. Como você deve saber, o WP possui o recurso de comentários, onde os visitantes do seu blog poderão deixar comentários nos posts e páginas.

Acontece que spammers fazem uso disso para praticar spam. Imagine ter de entrar todo dia no painel de gerenciamento do seu blog e ter de excluir duzentos ou até mais comentários. É preciso ler cada um dos comentários pois alguns deles podem ser comentários sérios, não spam.

Isso seria bastante trabalhoso, por isso é necessário usar o AKismet. O Akismet possui uma vasta base de dados de classificação de comentários que são nitidamente spams. Assim sendo, o Akismet já manda os comentários que ele entende como sendo spam direto para a basta spam, excluindo-os após alguns dias.

Acessar página do Akismet: Acessar

Plugin WordPress SEO

plugin wordpress seo

Um dos melhores, se não o melhor plugin de otimização. WordPress SEO Permite você deixar seu site otimizado para motores de busca.

Ele possui vários recursos, como reescrita de títulos, configuração de tags importantes, gerenciamento do mapa xml do site, etc. Além disso, o plugin faz também uma análise do post, mostrando para você o que deve ser melhorado.

Acessar página do Plugin: Acessar

Plugin WP Super Cache

plugin wp super cache

Você pode deixar seu site mais rápido configurando ele para trabalhar com caches. Por exemplo, uma consulta a um banco de dados grande pode consumir bastante recursos do servidor web, sem falar que demorará bastante para ser concretizada.

Imagine se você pudesse salvar os resultados para aquela consulta em um arquivo xml ou outro qualquer, e quando o próximo usuário fosse efetuar a mesma consulta você pegaria os dados do xml em vez de refazer a consulta no seu banco de dados. Pois é, isso é a aplicação do cache, e é isso e vários outras formas de cache que esse plugin faz.

O seu Site ficará mais rápido para os visitantes e também consumirá menos recursos e banda de transferência do seu servidor web.

Acessar a página do Plugin: Acessar

Plugin Contextual Related Posts

plugin contextual related posts

Esse plugin procura artigos relacionados ao artigo que o visitante está lendo e adiciona links para eles no final do post. Isso ajuda os internautas que chegam até seu site a encontrar mais artigos relacionados ao conteúdo que eles gostam.

O Plugin possui vários recursos, como exclusão de artigos que não devem ser exibidos como relativos, exclusão de posts que não devem exibir os artigos relacionados, configuração para exibir imagem miniatura dos posts na lista, configuração para definir tamanho do resumo de cada posts para ser exibido na lista, etc.

O Plugin permite também efetuar a busca de posts relativos pelo título dele bem como pelo conteúdo dos posts.

Acessar página do plugin: Acessar

Plugin Affiliate Link Manager

plugin affiliate link manager

Mais um plugin de minha autoria que utilizo em meus sites. Esse plugin permite você gerenciar seus links de afiliado facilmente. O plugin funciona como uma espécie de camuflador (encurtador ou redirecionador) de urls.

Além disso, antes de redirecionar o visitante para o url do programa de afiliados o plugin salva informações sobre o acesso, como origem, data e horário.

O Plugin guarda também os últimos mil cliques em todos os links, exibindo um ótimo relatório de acessos aos seus urls de afiliados.

Acessar site do plugin: Acessar

Plugin Jetpack

plugin jetpack

O Jetpack é um aglomerado de opções, mas eu gosto dele principalmente por causa de dois recursos. O primeiro é o Stats, que permite você visualizar um relatório de acessos às suas páginas e posts. Ele exibe opção de relatório por data e mostra inclusive qual foi o termo buscado nos motores de busca que trouxeram os visitantes até seu site.

O Jetpack é um plugin do próprio wordpress, desenvolvido e mantido pelos mesmos experts que mantém o próprio WordPress.

O Segundo recurso do Jetpack que eu adoro é que ele permite você colocar inscrição nos comentários do seu blog. Isso mesmo, quando alguém deixa um comentário em alguma de suas postagens, com o Jetpack instalado em seu site, terá a opção de inscrever para receber avisos de novos comentários na publicação. Isso é muito legal pois permite você manter os comentaristas cientes das suas respostas aos comentários deles.

O Jetpack também permite os comentarista se inscreverem para receber novidade de novos posts, exatamente como o Feedburner da Google, mas para NewsLetter, e Email Marketing eu utilizo o TrafficWave, pois permite enviar emails sem precisar criar um novo post e além disso permite a configuração de envio de emails automáticos (autoresponder).

Plugin Better WordPress Syntax Highlighter

better wordpress syntax highlighter

Esse plugin é muito útil, principalmente para quem precisa colocar códigos html, php, javascript, etc, como exemplos no site. O Plugin permite você deixar o código bonito, com cores, formatação e até exibição de número de linha nos blocos.

Possui suporte para várias linguagens e permite você modificar a aparência através de css.

Acessar página do Plugin: Acessar

Plugin WP Top Bar

wp top bar

Esse plugin permite você exibir uma barra Fixa na tela, seja no topo da página ou no rodapé. Na barra você pode colocar um link para algum programa de afiliados ou mesmo um banner.

O plugin permite você configurar a opção de fechar e reabrir, assim sendo o visitante poderá fechar a barrinha quando quiser. Aqui no meu site, no topo a direita você pode ver o plugin em ação, mas eu configuro ele para iniciar fechado, porém com uma pequena imagem atraente (no meu caso uma seta com o cifrão $). Clique no símbolo do cifrão para ver o que acontece.

Além disso há vários outros recursos, como ter várias barras distintas sendo exibidas aleatoriamente.

Acesse a página do plugin: Acessar

Plugin Floating Social Buttons

plugin floating social buttons

Exibe botões flutuantes de compartilhamento nas redes sociais no seu blog, tais como: Facebook, Google+, Twitter, etc. Com isso você consegue facilitar a compartilhamento e curtidas na sua página pelos visitantes.

O Plugin Floating SOcial Buttons permite você configurar se os botões devem ficar flutuando à direita ou à esquerda do seu site, entre outros recursos e opções disponíveis da página de configuração dele.

Acesse a página do plugin: Acessar

Plugin Contact Form 7

plugin wp contato 7

O Plugin Contact Form 7 permite você criar e gerenciar facilmente vários tipos de formulários. Você pode criar um formulário de contato e adicioná-lo em seu blog WordPress facilmente.

Esse plugin é excelente para quem quer criar uma página de contato em seu site. Funciona assim, você cria e configura o formulário na página de opções do plugins, copia o código gerado pelo plugin e coloca-o na página onde o formulário deve aparecer.

O Resto é automático. A partir de então quando alguém preencher o formulário em seu site e submetê-lo, você receberá um email com os dados do contato.

Plugin Mini Popup

plugin mini popup facebook

Um plugin bem simples que faz adicionar uma janela popup assim que o usuário acessar seu site. Nessa janela é exibido sua página do Facebook, algumas das pessoas que curtiram a página e a opção Curtir.

O Objetivo desse plugin é conseguir mais curtidas em sua página de fã do Facebook.

Acesse a página do plugin: Acessar

Plugin WP-DBManager

plugin gerenciador banco de dados

Esse plugin permite você fazer backup do seu banco de dados facilmente. Além disso é possível reparar erros no banco de dados bem como otimizá-lo. Mas antes de efetuar qualquer modificação no seu banco de dados faça o backup dele. Assim sendo, caso algum sinistro ocorra bastará usar o backup para recuperar seu banco de dados.

Ah! o plugin permite também executar comandos sql no seu banco de dados, mas só execute comandos que você saiba exatamente o que fazem.

Acesse a página do plugin: Acessar

Dicas Essenciais para Donos de Blogs Feitos em WP

  • Use domínio Próprio em Host Pago

    Quando alguém está começando na internet acaba querendo economizar optando por um domínio gratuito e até por uma hospedagem web gratuita. Sim isso existe. O problema é que não há nenhuma garantia de que essas empresas que oferecem esse tipo de serviço irão continuar oferecendo-o no futuro.

    Se você quer fazer um trabalho sério na internet, é preferível registrar um domínio em uma empresa de confiança e hospedá-lo também obedecendo os mesmos critérios.

    Quando você vai registrar um domínio novo, dê preferência para aqueles onde a palavra-chave foco do seu negócio estiver presente nele.

  • Otimize seu Blog

    Se você tem um blog e quer que os internautas cheguem até ele é necessário que ele apareça nos resultados das buscas feitas nos buscadores (Google, Bing, etc). E para isso acontecer o seu site precisa estar otimizado.

    Note que a otimização começa até antes de se ter um domínio registrado. Depois você precisa otimizar o blog em si e por fim socializar seu blog para conseguir backlinks.

  • Faça Backup Regularmente

    Ninguém sabe qual dia um hacker poderá invadir seu site e excluí-lo. Ou mesmo pode ocorrer um sinistro no servidor web e consumir com seu site. Por isso é sempre bom ter backups do site.

    É importante possuir backups atualizados, por isso faça backups com frequência.

  • Mantenha seu site Leve

    Não entupa seu site com plugins desnecessários. Aqui neste artigo eu indiquei vários plugins, mas utilize apenas aqueles que o seu site vá utilizar. Quanto mais plugins instalados no site, mais lento ele ficará. E isso é péssimo para SEO.

    O mesmo vale para imagens, ou seja, reduza o tamanho da imagem para não consumir muita banda de transferência do seu servidor web e tornar a exibição da página demorada demais para o visitante.

  • Capte o Email dos seus Visitantes

    Coloque a opção de Inscrição por Email no seu site. Isso facilita muito a comunicação entre você e os teus visitantes. Um assinante de sua Newsletter receberá um email avisando sobre novos posts sempre que você cria um novo post, fazendo assim você não dependerá Unicamente das visitas oriundas dos buscadores web.

    Se você não tem dinheiro para assinar algum serviço profissional de Autoresponder, pode ainda utilizar sistemas gratuitos como Feedburner ou Jetpack.

  • Escreva conteúdo realmente útil e de qualidade

    Se você quer ter uma audiência cativa, cative-os dando a eles conteúdo realmente útil, inovador, super interessante e que satisfaça o anseio deles.

    Por que alguém seguiria você na internet se você não oferecer nada de novo. Infelizmente na internet há milhares de sites que só oferecem mais do mesmo.

    Portanto, se quer mesmo obter sucesso com seu site, seja diferente, seja melhor que a concorrência.

  • Seu blog precisa ser Agradável

    Escolha um tema bonito e agradável para que os seus leitores não desistam dele. Além do tema ser elegante, cuida também do conteúdo. Por exemplo, coloque imagens nos artigos, ou vídeos. Só texto cansa a vista.

    Cuide também das cores das letras e do tamanho delas. Letras muito apagadas ou pequenas forçam muito a vista, podendo levar o leitor do seu blog a desistir da leitura.

    Outra coisa que dói a vista são erros hediondos de português. Escreva com calma e se possível releia o que você escreveu, sempre com aquele olhar clínico para ver se não há erros grotescos nele. Com certeza seus leitores lhe agradecerão.

  • Seja Honesto

    Há pessoas que quando percebem que trata-se de um link de afiliado, não clica no link. Isso é inveja, é não querer ajudar que lhe ajuda. Esse tipo de sentimento só faz atrair o mesmo para si.

    Pessoas invejosas não obtém sucesso na vida, pois elas atraem azar para suas vida.

    Ora, se você quer amor, primeiro ame. Se você quer Felicidade, faça alguém feliz. É a lei do primeiro plantar para depois colher.

Conclusão

Caros amigos, espero que tenham gostado das dicas, plugins, ferramentas e outros recursos para ajudar você com seu blog WordPress. Se ficou alguma dúvida, não hesite em deixar seu comentário, assim poderei tentar esclarecer-lhe.

Fico feliz que você chegou até aqui e tenha lido todo o conteúdo do artigo, é um bom sinal de que você é alguém que persevera, diferente de 90% que leem só o começo dos posts.


Lembrando que alguns links do artigo são links de afiliados (sem nenhum custo adicional para você), ou seja, eu ganharei uma comissão caso você venha a comprar um produto ou assinar um serviço através deles.

Obrigado e até o próximo artigo aqui no blog.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

6 Comments

You can post comments in this post.


  • Obrigado por compartilhar com a gente
    essas dicas matadoras
    meu amigo 😉

    Flávio 2 anos ago Reply


    • Flávio, valew brother!

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


  • Grandes e Ótimas dicas/conselhos/sugestões, Makiyama, Gracias! Parabéns, valeu e sucesso aí, meu amigo.

    Jurandir Ferreira 2 anos ago Reply


    • Obrigado Jurandir, sucesso!

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


  • Anderson, boa noite e muito obrigado por mais estas dicas super importantes. Sempre nos ajudando.

    Arnaldo 2 anos ago Reply


    • Arnaldo, boa noite amigo. Que bom que as dicas foram úteis para você. É gratificante saber que os artigos estão ajudando as pessoas.

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


Post A Reply