Tipos de Palavras Chaves em uma estratégia de SEO

Um dos primeiros passos para uma boa estratégia de  SEO é saber  escolher a palavra chave correta para o seu projeto . Ter o conhecimento certo sobre os tipos de palavra-chave que existem ajudará você a escolher qual delas vale mais a pena para seu negócio digital seja blogs ou videos. Nesse artigo, mostrarei que nem sempre as palavras chaves que tem mais procuras são as melhores para você se posicionar. Para você entender melhor o que estou falando, vamos ver alguns conceitos:

OBS: este é um guest post do Cledenilson Costa , criador do site Gerando renda Online , acesse-o se você quer aprender como criar e melhorar os negócios online.

Tipos de Palavras Chaves

tipos-de-palavra-chaves

Palavras mais genéricas: As palavras com maior busca dentro do nicho são as mais genéricas, portanto não são buscas especificas. Elas representam 10% de todas as buscas dentro do nicho. E quanto mais genérico for a busca mais difícil é para você se posicionar nos buscadores.

  • Essas palavras chaves são composta de 1 a 3 palavras
  • São menos especificas
  • Alto volume de buscas

Palavras populares: Esse tipo de palavra representa 30% das busca total do nicho e são um pouco mais especificas que as buscas citadas acima.

Palavra chave de calda longa: e temos enfim as buscas que representam 70% do montante. Essas são caracterizadas pela sua especificidade. E são essas que vamos trabalhar, visto que esse usuário está muito mais engajado, já conhece muito mais sobre o assunto, e portanto está mais perto do momento de compra.

  • Mais especificas
  • Contem 4 ou mais palavras
  • Baixo volume de buscas

Então, enquanto muitos ficam se matando para conseguir se posicionar para uma palavra genérica por causa de suas milhares de buscas, existem outras palavras de cauda longa que a concorrência é baixíssima, e em casos chega a ser ZERO!

 

Exemplos de Palavras Genéricas e de Calda Longa Dentro de um Nicho

Brinquedo de Cachorro: nessa busca podemos observar que é uma busca razoavelmente especifica. Veja que o usuário não digitou apenas cachorro, mas sim BRINQUEDO de cachorro, então ele já tem uma previsão do que vai aparecer. Ao contrário de quem escreve cachorro, que pode aparecer raças, brinquedo, ração, vídeos engraçados, e por ai vai.

Observe também que apesar dessa busca ser razoavelmente especifica, nós não podemos pressupor o que o usuário procura. Ele pode estar querendo comprar brinquedos de cachorro, ver novidades de brinquedos de cachorro, querendo vender algum brinquedo, enfim, as possibilidades são quase infinitas.

Comprar brinquedo de cachorro: Aqui o cenário muda. O usuário que faz essa busca está especificamente querendo ver opções de brinquedos para comprar. E com isso a taxa de conversão para esse tipo de busca é muito maior que as anteriores. Aqui tem o porem, para você ter resultado com palavras de calda longa deve estar posicionado na primeira página do Google, de preferência nas 3 primeiras colocações. Caso contrário não receberá trafego, porque dificilmente as pessoas pulam de página nos resultados.

Uma dica quente para você. Busque sempre posicionar-se para palavras que passam uma intensão de compra por parte do usuário. Essa é uma ótima estratégia porque esse tipo de palavra tem uma alta conversão, estão com poucas visitas no seu site você já poderá estar realizando várias vendas.

Esse tipo de busca é acompanhado por palavra, como:

  • Comprar
  • Funciona
  • Vale a pena
  • É bom
  • Como funciona
  • Depoimentos

Para esse tipo de busca mais segmentado você pode conseguir se posicionar em 1 mês, 1 semana ou até dias, lembrando que essas buscas terão uma conversão alta. Em buscas genéricas a concorrência é muito alta, o que torna seu trabalho de posicionamento quase impossível, somente meses e meses afio trabalhando para talvez conseguir posicionar-se.

Em relação as palavras com número de busca muito baixo, nesses casos você deve fazer um estudo qualitativo, e não apenas analisar os números de buscas. Com isso quero dizer que, mesmo as palavras chaves com 10 buscas mensais pode ser interessante posicionar-se dependendo da qualidade da palavra chave.

Fazendo um resumo de tudo é simples, quanto mais palavras especificas você estiver posicionado no Google mais mas você aparecerá nas serps e em consequência mais dinheiro você ganhará . Como sempre digo ” não corra atrás das borboletas , cuide do seu jardim, que elas virão atrás de você.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

Post A Reply