Seo para Blog: O Futuro

seo-para-blog

SEO ou otimização para mecanismos de busca é um termo cada vez mais comum para os blogueiros. Uma busca no Google pelo termo Seo para Blog retorna mais de 7 milhões de ocorrências, fato este que não me deixa mentir. Neste artigo, diferente dos artigos da maioria, vou fazer algumas considerações que talvez você nunca tenha lido antes, algumas talvez meras possibilidades, outras talvez um destino certo para o futuro da Blogosfera. A cada dia mais e mais blogs surgem na internet, e os donos de blogs estão cada vez mais familiarizados com otimização para mecanismos de busca, onde isso vai parar?

Seo para Blog: Mocinho ou Vilão

Quando você inicia na vida de blogueiro, não entende muito sobre SEO, simplesmente quer transmitir suas idéias, compartilhar conhecimentos. O problema é que para você conseguir bastante audiência, seu blog entrará na fila de pontuação dos mecanismos, também conhecida como pagerank. E isso indica que se você não seguiu uma série de padrões durante a criação de um post / artigo, dificilmente este post irá aparecer na primeira página de busca do Google. É ou não é verdade? Tendo isso em mente, muitos blogueiros começam sua jornada atrás de otimização de conteúdo do blog para conseguir aumentar suas visitações, aí começam a buscar backlinks, padronizar o tamanho do artigo (em média 1500 palavras), colocar uma ou duas imagens com nomes relativos ao conteúdo do blog, etc. Tudo isso é muito belo, principalmente para os Mecanismos de busca, mas isso é tudo? Claro que não! Agora pense, quantos milhares de usuários estão escrevendo sobre a mesma coisa que você, criando backlinks em perfils de forums, deixando comentários em blogs, criando artigos como guest em blogs do mesmo nicho, etc!?

Agora pense também: Se hoje eu crio um artigo focando no termo Seo para Blog , esse mesmo termo poderá ser foco de milhares outros blogueiros espalhados na internet no próximo mês. Imagine então daqui a um ano, ou a 10 anos, quantos milhões de artigos focando o mesmo termo irão surgir? Se você analisar bem, talvez fique até desanimado, pois o que irá garantir-lhe primeira página no buscador Google, Bing ou Yahoo, visto que a concorrência já é grande e que vários outros blogs irão surgir ao longo do tempo?

Se você fizer o “dever de casa”, procurar estudar sobre SEO para Blog, vai acabar criando vários perfis em Fórums colocando links de volta para seu site, irá participar ativamente de vários outros blogs, sempre deixando comentários com links de volta para seu site, irá criar guest posts em vários blogs do mesmo nicho que o seu, irá criar perfis em várias redes sociais e por aí adiante. Tudo isso, para ficar competitivo, o problema é que assim como você, várias outras pessoas irão fazer o mesmo. Além disso, muitas coisas que hoje em dia são relevantes para SEO, amanhã podem já não ser mais.

Há quem defenda que criar perfis em forums sobre assuntos do mesmo nicho do seu blog, colocando sempre na tua assinatura um link para o teu blog, na próxima atualização do Penguin / Panda, poderá deixar de ser um fator que some pontos para o pagerank de seu site ou blog. Além disso, seja qual for o meio, se o mecanismo de busca identificar uma crescente repentina nas visitações do teu site, ou inúmeros backlinks do dia para a noite, etc., certamente irá penalizá-lo por isso. E sim, os mecanismos do Google já conseguem identificar este tipo de coisa, e a cada nova atualização eles ficam mais e mais “inteligentes”. Como você pode ver, SEO é uma faca de 2 gumes. Então, qual é o ponto?

Seo para Blog: Foque no usuário

seo para blog foque no usuario

Seguir a receita do bolo para melhorar o SEO para Blog ou site é necessário, mas você não pode colocar o usuário que acessa o teu blog em segundo plano, ele deve ser o foco. No caso, a melhor forma de SEO é o bom conteúdo. Se você escreve um artigo com conteúdo ótimo, exemplar, de real valor para o usuário, este usuário poderá se tornar um seguidor do seu blog, e esse é o caminho. Ofereça assinatura de novidades do teu blog via Email ou Feed. Por exemplo, um usuário antes de ir para o buscador web – onde a concorrência será tremenda – se receber um email seu, avisando sobre um novo artigo, acessará seu site diretamente. Nessa hora você colocou pra trás, mais de centenas de milhões de resultados de busca do Google. Se você é assinante aqui do meu blog e chegou até este artigo através do email de newsletter, acabou de comprovar o que eu estou falando. Ah, caso você não seja assinante aqui do meu blog, faça sua inscrição abaixo para receber as novidades gratuitamente.

Incrivelmente, olhando os acessos mensais dos tidos sites de sucesso na internet, percebí que não são números tão exorbitantes não. Mas tenha certeza que esses visitantes são visitantes interessados no conteúdo do blog, grande parte são assinantes de novidades, seja por email, seja por feeds. Um publico focado no seu conteúdo irá ler seus artigos do início ao fim, ficando mais tempo em suas páginas, clicando em outros links de conteúdos relativos, e com isso a taxa de rejeição será muito baixa, melhorando o pagerank de seu site e aumentando as chances dele aparecer na primeira página. Usuários que chegam de para-quedas em seu site, muitos podem não estar interessados no nicho do teu site, porém você tem é que se importar com aqueles que estiverem, por isso tente manter uma ligação com esses usuários, ofereça cada vez mais conteúdos melhores e cative-os.

Uma forma gratuita de oferecer novidades por email para seu blog é através do FeedBurner, inclusive, quem não leu o artigo que eu fiz comparando o Feedburner com o Aweber, dê uma olhada neste link: Aweber ou Feedburner. Note que o Feedburner é um serviço gratuito, oferecido pelo Google, já o Aweber é um serviço pago, porém possui lá suas vantagens, inclusive, a casos onde é interessante manter os dois no seu site. Ah, num próximo artigo aqui no blog, vou estar ensinando passo a passo como configurar o Feedburner corretamente e como adicioná-lo a teu blog para de fato poder captar emails de seus visitantes gratuitamente.

Seo para Blog: O Bê-a-Bá

Agora que eu já lhe falei sobre o que realmente importa, vou te listar as coisas básicas sobre SEO, coisas estas recomendadas pelos especialistas em SEO para blogs e sites diversos. Note que, em uma análise, SEO é como um curso superior, só serve para você ficar competitivo, concorrer a uma vaga de emprego de igual pra igual com os demais candidatos, porém só isso não irá fazer toda a diferença que você acha que fará, pois como nós bem vemos aí na sociedade existem vários desempregados com cursos superiores, inclusive até com 2 ou mais cursos superiores. É ou não é verdade?

Em todo caso, é algo necessário otimizar seu site, então veja este artigo que eu criei: Como Otimizar um BLog

Seo para BLog: Conclusão

Cada vez mais os mecanismos de busca estão se aprimorando, e tudo que eles querem é tentar descobrir se um conteúdo é bom e até que ponto este conteúdo é melhor que outro. Se você focar unicamente em SEO, poderá dar com os burros n’água. Ora, se o que os mecanismos querem é conteúdo de qualidade, dê a eles isso, mas não pensando em satisfazê-los, mas sim em dar satisfação para seus leitores. A interpretação é totalmente diferente. Se você olhar bem, a maioria desses sites que falam sobre SEO, falam sobre como deixar seu site otimizado para um motor de busca e não para os usuários. Muito estranho não?

Escreva conteúdo de real qualidade, interaja com seus leitores, eis aí o caminho das pedras, que se não a curto prazo, mas com certeza a longo prazo irá garantir-lhe um lugar ao sol, a exemplo dos grandes blogs que vemos aí na internet.

Fica aí a dica, até o próximo post aqui no Ganhar Dinheiro Blog

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

2 Comments

You can post comments in this post.


  • Interessante o teu pronto de vista brother. Seo é uma ciência, é muito legal estudar e aplicar.

    Fabricio 4 anos ago Reply


Post A Reply