Sem Ideia sobre o que Escrever no Blog? Veja como vencer essa barreira

Você pode duvidar, mas mesmo os melhores escritores de blogs passam por dias de falta de imaginação, ou ao menos por momentos onde nada de interessante vem à mente. Acontece que existem algumas dicas que podem ajudar quem estiver sem ideia sobre o que escrever no blog. A seguir falarei sobre essas e outras coisas.

Se você acabou de criar um blog (blog novo) e já está sem ideia sobre o que escrever nele pode ser que você está remando contra a maré. O que quero dizer é que você pode estar querendo escrever sobre um tema que você não tem conhecimento suficiente para tal. Já escrevi um artigo aqui no blog sobre esse tema, quem não leu leia-o aqui: Como fazer para ganhar dinheiro com um blog

Agora, se você criou um blog novo, já criou uns 10 ou mais artigos nele e de repente bateu aquele branco. Ai é outra história. Você acordou, lavou o rosto, passou o café e degustou o pão diário, sentou-se de frente ao PC, acessou o seu blog, clicou em “Adicionar Novo Post” e de repente “NADA”, bom, isso pode ser irritante até, não é mesmo? Isso geralmente acontece com probloggers, ou seja, com quem vive de blogar, e por isso precisa alimentar o site constantemente.

Então veja abaixo algumas das principais causas e também dicas e ideias para contornar essa falta de ideia do que se escrever em seu blog:

  1. Você está exausto

    Quem deixa para escrever no final do dia, quando já se está exausto, pode enfrentar esse problema de falta de ideia com mais frequência. Acontece que o corpo está muito cansado para pensar em algo. Nesse caso não tem o que fazer, deixe para escrever o artigo no dia seguinte. Vá deitar-se e relaxe, tenha uma ótima noite de sono e com certeza acordará muito mais disposto.

    Às vezes pode ocorrer de seu corpo estar exausto durante a tarde mesmo, principalmente se você não teve uma boa noite de sono. Se for esse o caso, tire meia hora do seu tempo, deite-se e relaxe. Não fique pensando e se preocupando, tente dormir mesmo. Coloque o relógio para despertar para não durmir demais. Quando você acordar estará mais disposto.

  2. Você está sonolento

    Quando se está sonolento um energético pode ajudar. Eu costumo tomar um cafezinho. Aliás, eu costumo tomar vários cafezinhos durante o dia. O café é um estimulante natural, ajuda a espantar o sono e deixa seu cérebro ávido. Contudo, fazer meia hora de exercícios moderados também ajuda a espantar a sonolência. Por exemplo, você pode caminhar em uma esteira durante 30 minutinhos que já ajudará. Evite exagerar no exercício, pois pode ter um efeito contrário.

  3. Você está sem conhecimento

    Muitos escritores não atualizam-se, e depois de um tempo realmente ficam sem ter sobre o que escrever. Nesse caso o jeito é ser mais humilde, deixar de lado a prepotência de acreditar que se sabe tudo. Aqui eu estou falando de você acompanhar outros escritores de blogs que escrevem sobre o mesmo nicho que você. Isso mesmo, ler outros blogs ajuda a você ter ideias novas. Muitos escritores escrevem artigos para completar brechas de artigos que eles leram. Ou seja, você acessa um blog, lê um artigo e descobre que o autor esqueceu de falar alguma coisa. Então você acrescenta essa coisa à blogosfera em forma de um novo artigo em seu blog.

    Para ficar sempre atualizado é importante estar sempre acompanhando as novidades. É essencial fazer novos cursos, ler muito, e trocar ideias com outros escritores do seu nicho de negócio.

  4. O Ambiente não é propício

    Se há muito barulho à sua volta ou mesmo no seu próprio computador, isso pode ser um problema. Se há pessoas a toda hora lhe interrompendo e chamando a sua atenção, também é um problema. Para se escrever bem, precisamos estar focados no que estamos escrevendo. Já lí muitos artigos onde o escritor começou bem e terminou o texto de forma totalmente imprudente. É preciso não perder o fio da meada, por isso quando for escrever, procure um local calmo, sem muito barulho e agitação de terceiros. Quando se quer escrever bem um artigo tem que se concentrar muito para não perder a linha de raciocínio, ou você pode acabar com um texto inócuo (para não dizer inútil).

Pergunte aos seus leitores

Uma outra forma de se saber sobre o que se escrever é você manter contato com os seus leitores, estimulando eles a enviarem pautas e temas que eles gostariam de ler em seu blog. Mesmo que os leitores indiquem temas que você não domine, que não tenha conhecimento suficiente, você pode estar estudando sobre o assunto e compilando seu entendimento num belo artigo. Por exemplo, se um leitor sugere que você escreva um artigo sobre SEO e você não saiba que bicho é esse, baixe ebooks sobre o tema, leia artigos, faça cursos, entenda a fundo o tema e escreva um ou vários artigos para ajudar os seus leitores a entenderem e praticarem SEO nos sites deles.

Conclusão

Sem Ideia sobre o que Escrever no Blog

Por fim, acredito que quem está sempre lendo coisas novas, seja livros, blogs, jornais, revistas do mesmo nicho de seu negócio ou de nichos relativos, dificilmente ficará sem conhecimento e falta de ideia do que se escrever. Você pode tentar também a técnica brainstorm, que poderia ser aplicada mais ou menos assim:

  1. Pegue uma folha de papel e uma caneta
  2. Escreva 10 possíveis assuntos para se escrever. Force sua mente até conseguir os 10 temas, mesmo que leve algum tempo até que eles floresçam.
  3. Dentre os 10 temas, escolha 1 ou 2 que julgue melhor.
  4. Se você se sentir capacitado para escrever o artigo, escreva-o. Se não, vá atrás de conhecimento sobre eles, e depois os escreva.

E você, caro leitor, cara leitora, como você faz para livrar-se daquele branco que dá na hora de escrever um novo artigo em seu blog? Ah tá! acredito que nunca deu um “branco” em você, aham, me engana que eu gosto!

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

1 Comment

You can post comments in this post.


  • Já me deu um branco, e de vez em quando me dá. Mas quando isso acontece eu acabo deixando de escrever e vou fazer outra coisa, hehe.

    Edinei 2 anos ago Reply


Post A Reply