Reduzir Links de Afiliado

reduzir-link-afiliado

Quando você se cadastra como afiliado de alguma empresa, os seus links, muitas das vezes, são links muito estranhos e de difícil memorização. Claro que, se você for colocar seu link no seu blog, site, forum, etc., não precisará memorizá-lo, porém, ainda assim, há varias vantagens em ter um melhor controle de seus links de afiliado. Vou te mostrar as principais vantagens de ter um link reduzido e também vou lhe mostrar como fazer isso no decorrer deste artigo.

Um possível link de afiliado pode ser semelhante a este: http://hotmart.net.br/show.html?wpid=540&wsid=HWDWNL748043469409734388, como pode ser notado, é uma url longa e complicada. Mas como resolver isso? Bem, existem várias idéias, veremos as mais inteligentes e também vou te explicar o porquê de cada uma.

Reduzir Links de Afiliado: Encurtadores

Uma forma de reduzir um link de afiliado é você utilizar-se de encurtadores. Hoje em dia existem inúmeros encurtadores de urls na internet, dentre os quais posso destacar os seguintes: www.goo.gl (Google), www.bit.ly (Bitly), www.migre.me (Migre Me). Veja o vídeo abaixo, comento depois:

[tube]tsRbsp0Vnw0[/tube]

Como visto no vídeo, podemos dizer que:

Migre Me: Possui um sistema de relatório bem interessante, porém não possui um sistema de controle onde o usuário possa fazer um cadastro para gerenciar todos os seus urls encurtados. Não há como tornar os dados de acesso de um url (relatório) privado, ou seja, qualquer um poderá visualizar as estatísticas e tudo mais.
A url encurtada ficou assim: http://migre.me/a0GZI

Googl: Permite mais privacidade, uma vez que somente você que reduziu um url poderá obter relatório do mesmo. No relatório você pode ver quantidade de clicks, origem dos cliques (tanto site de origem como país de origem)
A url encurtada ficou assim: http://goo.gl/mlbha

Bitly: Dos três analisados o melhor, por permitir, além de tornar o relatório publico ou privado, você modificar o link reduzido, tornando-o mais amigável, o que é ideal para quem vai divulgar o link em meios físicos como em jornais, panfletos, etc. Sem falar que, creio que, um usuario leigo, terá menos receio de clicar num link com um url amigável do que em url incompreensível.
A url encurtada ficou assim: http://bit.ly/linkreduzidolegal

Se ficou alguma dúvida de como usar algum dos encurtadores acima listados, assista o vídeo e veja como fiz para criar, ver relatórios customizar os links, note porém que, como já dito, somente o Bitly permite você customizar o url encurtado.

Agora, vamos supor que você esteja participando de um sistema de afiliados, encurtou seu link, fez toda a divulgação, tanto em meios digitais (blogs, classificados, yahoo answers e afins, etc) e por um motivo ou por outro, você deixou de ser um afiliado de tal sistema. E agora? Toda a divulgação foi perdid? Infelizmente sim, pois você não pode modificar o url original de um link. Seria bom se os redutores de link permitissem você modificar o url destino de um link reduzido, mas isso não acontece.

Por conta dessas e outras, eu prefiro utilizar um redirecionamento php em meu próprio site. Por exemplo, o link final ficaria assim: http://ganhardinheiroblog.net/go/bufalos. A partir daí, quando um usuário acessar esse link, você redireciona ele para o link final do afiliado. Com isso você, caso deixe de ser um afiliado de determinada empresa, poderá editar uma pagina e modificar o destino final. Você poderia, por exemplo, redirecionar o usuario para outro link de afiliado, ou para uma pagina web onde você escreve algo dizendo que deixou de ser afiliado de tal empresa e indica ao usuario outros sistemas de afiliado. Fazendo assim você não perderá toda a divulgação que você fez. Mas como fazer isso? Fique tranquilo, a seguir vou te mostrar…

Reduzir Links de Afiliado: Script PHP

Antes de ver o código, tenha em mente que trata-se de uma página php, então você precisa ter contratado uma empresa de hospedagem web que suporte PHP. Vamos ao código:


No caso, no script acima, temos um switch/case, onde em cada case você define um nome (nome do afiliado, só letras e numeros, sem espaços), e logo abaixo atribui à variável $url o url do afiliado. Com isso o sistema irá verificar e fazer o redirecionamento de forma correta.

Para adicionar mais afiliados, basta repetir o case/brek, veja:


Agora salve este código com o nome de index.php e crie outro arquivo chamado .htaccess — assim mesmo, sem extensão –, dentro dele coloque o seguinte código:

 

RewriteEngine On
RewriteBase /go/
RewriteRule ^index\.php$ - [L]
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-f
RewriteCond %{REQUEST_FILENAME} !-d
RewriteRule . /go/index.php [L]

Salve as alterações e feche o arquivo.

Agora crie uma pasta chamada go. Na sequência, coloque os dois arquivos criados anteriormente (index.php e .htaccess) dentro da pasta go. Seu script de redirecionamento está pronto, só falta você enviá-lo para seu servidor web onde seu site está hospedado, para isso acesse o FTP do teu site e envie a pasta “go” para dentro da pasta pública, gerelamente é a uma pasta chamada “www” ou “public_html”. Feito isso, você já poderá acessar seus links de redirecionamento, no meu caso eles ficaram:

http://ganhardinheiroblog.net/go/bufalos
http://ganhardinheiroblog.net/go/codigodaatracao
http://ganhardinheiroblog.net/go/comoimportardachina
http://ganhardinheiroblog.net/go/paredefumar

Note que você pode editar o link amigável ou o url destino a qualquer momento que desejar, para isso basta baixar o arquivo index.php para seu computador, fazer as devidas modificações e reenviar para a pasta “go”, substituindo o que lá já existe, obviamente. Também é verdade que, invés de chamar a pasta de “go”, você pode colocar qualquer outro nome, como por exemplo afiliados, neste caso os links ficariam http://seu dominio/afiliados; só não se esqueça de alterar o “go” também lá no arquivo .htaccess

Este script que criei acima, também permite você fazer um redirecionamento automático para qualquer url sem precisar ficar editando o arquivo index.php, para isso basta passar o url completo após o /go/, veja um exemplo de como ficaria isso:

http://ganhardinheiroblog.net/go/http://hotmart.net.br/show.html?wpid=540&wsid=HWDWNL748043469409734388
http://ganhardinheiroblog.net/go/http://fazer-site.net
http://ganhardinheiroblog.net/go/http://google.com

Embora seja mais fácil colocar o url completo no final, te aconselho — no caso de links de afiliados — a editar o arquivo index.php, isso pela seguinte razão. Alguns usuários, caso você coloque o link do afiliado completo no final do /go/, podem copiar somente o link principal, sem o teu código de afiliação, e isso irá fazer você perder uma venda, pois o usuario irá acessar o site do afiliado como se não tivesse sido indicado por ninguém. O que não é nada justo, não é mesmo?

Reduzir Links de Afiliado: Baixes o Script

Para quem teve dificuldade em criar os arquivos, estou disponibilizando a basta go compactada com o Winrar, então você poderá baixar todo o código já pronto para enviar para teu servidor, lembrando que terá de criar seus nomes de afiliados e os respectivos links no arquivo index.php, obviamente.

Baixe o Código pronto Aqui

Um detalhe, você não precisa ter a pasta “go” no mesmo servidor web onde seu site ou blog está. Quero dizer que, caso você tenha vários sites/blogs, não precisará enviar a pasta “go” para cada um deles, ora, coloque tudo em um único domínio, isso até facilita na hora de fazer modificações. Claro que daí, sempre que for colocar o link do afiliado, você deverá informar o domínio escolhido onde você pôs a pasta “go”.

Reduzir Links de Afiliado: Conclusão

Utilizar um encurtador pode ser uma forma fácil de esconder os links dos afiliados (creio que isso aumente as conversões) porém não é a melhor soluções pois não permite você modificar o url destino de cada link encurtado. Assim sendo eu aconselho a utilizar um redirecionador como o que eu fiz e descrevi neste artigo. O único problema é que, sempre que você quiser modificar um link ou adicionar um novo, terá de baixar o arquivo index.php para seu computador e modificá-lo manualmente. Contudo, também é possível você contratar um programador web que faça um painel para você gerenciar seus links, inclusive, se precisar dos meus serviços, estamos aí pra isso, rs.

Até o próximo artigo aqui no blog Ganhar Dinheiro BLog!

[aff]

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

12 Comments

You can post comments in this post.


  • Anderson, vou começar a participar ativamente aqui do teu blog, comentando nos artigos e trocando informações. Então vai o primeiro comentário…

    Acho que usar um redutor deste tipo de redirecionar no php vai aumentar as conversões de vendas, já que não tem como o usuário copiar o domínio e retirar o código de afiliado.

    Até!

    Fabricio fazer site 4 anos ago Reply


    • Bem vindo ao meu blog rapaz, eu também vou começar a participar mais ativamente lá do Profissionais Web.

      Agora, quanto ao redutor redirecionador em php, creio piamente que com ele, o usuário venha a conseguir mais conversões.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Valeu, Anderson, gostei do seu artigo, realmente ficou muito bom.

    Francisco Edno Felipe 4 anos ago Reply


    • Valeu Francisco. Com certeza usar estas dicas para reduzir os links dos afiliados é uma boa idéia para conseguir mais conversões

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Excelente dica anderson eu não sabia disso , não é qualquer um que passa essas informações , pode ser informações simples para alguns pois para mim são muito importantes visto que estou começando na internet a quequer desenvolver um trabalho.

    Marcelo de Souza 4 anos ago Reply


    • Marcelo, você tem razão, é difícil encontrar conteúdo de real qualidade aí na internet, até por conta disto que eu mantenho este blog para passar dicas realmente úteis e que podem sim fazer toda a diferença.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • valeu me ajudou dimais!! parabens pelo blog

    andre 4 anos ago Reply


  • não consegui encurtar os links

    Cleones Oliveira 4 anos ago Reply


  • posso reduzir e colar no meu blog?

    marcio augusto 3 anos ago Reply


  • Boas dias.
    Uma pergunta, no caso do hotmart, u encurtando o link de afiliado, os cliques ainda são entendidos pelo site como vindo de meu link?
    Obrigado!

    Tales 1 ano ago Reply


Post A Reply