Recuperar Post Perdido blog WordPress

recuperar-post

Ontem, estava eu editando um artigo quando, de repente, surgiu uma mensagem de possível atualização do WordPress, a priori achei que se tratava de somente mais uma atualização normal, rotineira até, para quem é probloguer. O problema é que, após iniciar a atualização, algum sinistro ocorreu, e não consegui mais acessar a página principal de entrada do blog e nem mesmo o painel de gerenciamento. No final desta história aprendí da pior forma possível que Fazer Backup WordPress é uma ação praticamente obrigatória e também aprendí que recuperar post que foi excluído do banco de dados pode ser uma tarefa árdua e muitas das vezes, até impossível. Mas continue lendo o artigo para saber toda a história que me ocorreu e ver as idéias que tive e que coloquei em prática para recuperar post praticamente excluído.

Então, recaptulando, perdí acesso ao painel do blog WordPress e também não consegui visualizar a entrada do site, sendo que a mensagem de erro que era exibida era a seguinte: “Call to undefined function get_front_page_template”.

Por conta disso, fiz o descrito abaixo, mas… atenção, antes de fazer o mesmo que eu fiz, leia este artigo inteiro: Backup WordPress, pois foi exatamente por ter feito o que fiz que perdí meu artigo e tive de relutar para conseguir recuperar post que já tinha escrito.

Atualização Blog WordPress

a) Acessei a página de atualização do WordPress: http://wordpress.org/download/
b) Baixei a ultima versão e descompactei o arquivo
c) Dentre todos os arquivos, excluí a pasta “wp-content”. Note que esta pasta não deve ser substituída lá no servidor remoto, pois é nela que estão seus temas, plugins e uploads, se vocÊ substituir isso lá no servidor, irá perder todos os teus arquivos.

Feito isso, excluí também o arquivo wp-config-sample.php, pois já temos um arquivo de configuração lá, e se formos substituí-lo, deveremos configurá-lo novamente com login, senha, servidor mysql, etc, ou seja, será um desserviço.

Início do Pesadelo

Até aí tudo ia bem, porém ao concluir o envio do WordPress atualizado para o meu servidor remoto e tentar acessar o meu blog, apareceu uma mensagem dizendo que o banco de dados precisava ser atualizado. Nessa hora, simplesmente cliquei no botão para que o próprio CMS fizesse a tal atualização do banco de dados, coisa esta que eu já havia feito várias vezes. Quando o processo terminou e o WordPress exibiu a página de entrada, porém com o tema Padrão “Twenty Ten”, já fiquei encucado. Ora, eu não estava utilizando este tema em meu blog, por que cargas d’água o blog está com este tema padrão? Até aí, nada de desespero, pensei que seria simplesmente acessar o painel do blog e alternar o tema para o meu tema bonitinho, porém… ledo engano meu, ao acessar o painel do blog eis que vem a surpresa desagradável: meu artigo recém criado sumira, fora embora e nem se despedira do amigão aqui, rs.

Talvez quem brinca de blogar, possar achar um exagero todo esse alarde por conta de um mísero artigo (post), porém, para nós que buscamos originalidade e conteúdo de qualidade, fator esse que pode levar-nos a ficar horas criando um artigo, sabemos que perder seu artigo assim sem mais nem menos, é realmente doloroso.

A seguir vou te mostrar uma série de idéias que tive, muitas delas não deram certo para o meu caso, mas talvez dê certo para o seu caso, e sim, no final das contas conseguí recuperar o post que o WordPress excluiu sem dar-me ao menos satisfação do ocorrido.

Recuperar Post

Se você fez uma atualização e após ela notou que os artigos do seu blog desapareceram, vou te dar ótimas dicas a seguir, sendo que há vários casos e cada caso é um caso, então é difícil dar uma solução genérica para todo mundo, você precisará ir tentando até conseguir obter um resultado satisfatório. Vamos lá:

a) Já verificou se o post não está salvo como um rascunho, se for este o caso, bastará você editá-lo e republicá-lo.
b) Se você só perdeu o último post, já tentou verificar se não existe uma revisão dele. Para quem não sabe, conforme você modifica um post, o WordPress salva revisões que são versões antigas de tal artigo, ou seja, uma espécie de histórico. Já ví casos onde um blogueiro conseguiu recuperar um post perdido acessando a página de revisão diretamente. Por exemplo, veja a idéia abaixo:

– Abra um post que você já tenha criado, faça uma modificação nele, agora note que lá embaixo da página vai aparecer as Revisões. Veja a imagem:

revisoes no wordpress

– Copie o link da última revisão, para isso clique sobre o link com o botão direito do mouse e escolha a opção copiar link.
– Agora, cole o link em um editor de texto, no meu caso, o link estava assim: “http://ganhardinheiroblog.net/wp-admin/revision.php?revision=313&action=edit”
– Tá vendo onde está o número 313, esse número indica qual é revisão que você quer acessar, então, tente trocar este número por um número anterior, exemplo: 312, e digite este url alterado no teu navegador web. Se tu tiver sorte, conseguirá acessar uma revisão do post fantasma, daí para recuperá-lo é só clicar no botão “Restore” ou “Recuperar”. Você pode tentar até uns 2 ou 3 números abaixo da revisão mais recente, por exemplo, se a revisão 312 não deu resultado, tenta a 311, a 310. Se o post que você perdeu era um post antigo, e você só estava fazendo algumas alterações nele, o ideal é tentar todos os links de revisões possíveis. Sim, eu sei que poderá ser tedioso, mas o seu post vale a pena o sacrifício ou não?

c) Outra idéia é você acessar o banco de dados através do painel de gerenciamento da tua conta de hospedagem web, navegar pela tabela wp_posts e verificar se o teu artigo não está por lá. Já ouví falar de um bloguer que havia perdido todos os seus artigos e conseguiu recuperá-los fazendo uma reparação no banco de dados. Veja como fazer isso abaixo:

– Acesse o painel de gerenciamento da tua hospedagem web. Se tu não tiver os dados de login ou não souber por onde entrar, entre em contato com tua empresa de hospedagem web.
– No painel de gerenciamento, que no meu caso é o cPanel, procure pela seção de banco de dados e clique sobre a opção “Banco de dados Mysql”. Veja:
reparar banco mysql

– Na nova página, na seção “Modificar Banco de dados”, você poderá verificar o banco e repará-lo, veja abaixo na imagem:
reparar banco wordpress

d) Se você perdeu todos os teus posts, e se eram posts antigos já, a melhor idéia, na minha opinião, é entrar em contato com a tua empresa de hospedagem de sites e pedir um backup do banco de dados do dia anterior. Há empresas que fazem backups do banco de dados todos os dias, então tem que ser rápido, pois vai que eles fazem backup do banco vazio, sem os posts, e sim, eles – ou pelo menos a maioria deles – só guardam a última versão do teu backup, há algumas empresas que fazem o backup semanal, se for o teu caso, dê glória a Deus.

e) Se até agora você não conseguiu nada, você pode tentar recriar todos os teus posts (se for só um, melhor né!?), copiando o conteúdo indexado pelo Google. Nesse caso, para saber quais páginas de seu site ou blog o Google tem indexado, basta abrir teu navegador e digitar: site:seudominioaqui. Onde seudominioaqui deve ser substituído pelo seu próprio domínio. Fazendo isso, o Google irá exibir todas as páginas de seu site que estão indexadas no mecanismo deles, então, para você visualizar o conteúdo armazenado no cache, clique na opção “Em Cache”, veja a imagem:

cache google

Primero leve o mouse para cima da página que você quer ver o cache, depois clique na seta que aparece ao lado. Agora vai ser exibida uma imagem do conteúdo que o Google tem armazenado, leve o mouse até o link “Em Cache” e clique sobre ele. A ideia aqui é você pegar a versão armazenada pelo Google, copiar o texto e as imagens e recriar seus posts, páginas e artigos. Claro que isso vai dar um trabalhão, mas ainda assim será bem mais fácil do que você ter de inventar novos posts do zero, não acha?

Recuperar Post: O que deu certo para mim

Agora, se todas estas idéias fracassaram para recuperar post perdidos, acho que o teu caso foi igual ao meu. O meu caso foi o seguinte: eu estava editando o primeiro post do blog, tinha ele praticamente pronto, porém como era um post recente, ainda não estava no cache do Google, não estava no banco de dados e em nenhum lugar, porém minha mulher – a salvadora da pátria, rs, e sim eu sou casado, diga-se de passagem – despretenciosamente me falou: uai, porque você não tenta clicar no botão voltar do navegador? Eu já havia tentado isso, porém não obtive sucesso, pois o navegador web buscou o conteúdo atualizado do blog, ou seja “nada”, rs. No entando, “ZÁZ!”, eis que tive uma idéia interessante, no menu “arquivo” do navegador web Firefox, marquei a opção “Modo Offline”, veja a imagem abaixo:

modo offline firefox

Após marcar essa opção, fui em cada uma das abas do firefox que eu tinha aberto (eu devia ter umas 20 na ocasião), e fui clicando no botão retornar até a ultimo retorno possível de cada uma delas. Lá pela décima quinta aba, na terceira retornada, como que por um passe de mágica apareceu o meu post desertor, eis que o sol voltou a brilhar e ví que não estava sozinho. KKK, calma, não sou poeta, mas a alegria foi tremenda, pois era um artigo bom, que levou horas para ser criado, rs.

Para quem não sabe, quando você ativa o modo offline, o navegador web, em vez de buscar a página atualizada, busca a versão salva em seu próprio cache, por conta disso consegui recuperar o meu post, e espero que a dica possa também ser útil para você, caro(a) leitor(a).

Até o próximo artigo aqui no Ganhar Dinheiro BLog!

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

1 Comment

You can post comments in this post.


  • Obrigado, ajudou bastante, consegui recuperar meu post artigo

    Denilson 4 anos ago Reply


Post A Reply