Queda nos Acessos do Site

queda nos acessos do site

Acostumado com suas milhares de visualizações de página diárias e num certo dia se depara com meia dúzia de gatos pingados acessando seu website? E agora meu amigo? Que raios pode ter ocorrido? Será que o mundo acabou? Bem, já passei por uma situação um pouco parecido com essa alguns meses atrás com um dado site meu, e foi este o motivo que me levou a pesquisar um pouco sobre o assunto e isso gerou assunto para este artigo.

O mais terrível, é que, junto com as quedas nas visitas, vai também para o beleléu os teus rendimentos, pricipalmente para quem depende dos ganhos do site como principal fonte de renda, o que não é o meu caso, graças a Deus, mas é fato que muitos usuários só sabem ganhar dinheiro com os sistemas de anúncios que pagam por cliques, os famigerados PPC. Mas por que cargas d’água você perdeu acessos no site? A resposta não é tão simples como deveria ser, isso se dá devido ao fato de que existem vários motivos que podem ter levado a uma queda brusca nas visitações. Continue lendo que vou falar sobre às principais causas que tem levado muitos webmasters ao colapso nervoso, rs.

Queda nos Acessos do Site: Por quê?

queda nos acessos do site

Talvez para muitos, ao ver que houve queda brusca nas visitações de seu site ou blog, logo venha a mente que seu site pode ter sido banido do Google, o que pode ser verdade ou não, e é facilmente detectável; irei te mostrar como saber se teu site foi banido do buscador Google ou Não. Vejamos a lista de motivos que podem ter levado a uma queda brusca nos acessos ao teu site ou blog.

Queda nos Acessos do Site: Problema no Site

Algum erro no código fonte do site pode estar inibindo o acesso à ele por partes dos visitantes costumeiros. Por exemplo, seu tu possui algum código com erro, talvez os visitantes estejam vendo uma mensagem de erro ao tentar acessar o teu site. Mas vocÊ pode estar pensando: Ora Anderson, eu estou acessando o meu site e não veja nenhum erro. Bem, eu caro amigo(a), talvez o erro só ocorra em páginas específicas do teu site ou blog. Uma boa idéia é você verificar o log de erros que geralmente é gerado pela maiora das hospedagem web, assim sendo, ao identificar algum erro alí, corrija-o rapidamente para não perder visitas.

Queda nos Acessos do Site: Problema na Hospedagem Web

Já ví casos onde uma empresa de hospedagem web bloqueava acessos com ips oriundos de fora do país. As vezes, a teu hosting, devido ao alto número de acessos que teu site possiu, acaba bloqueando certo intervalo de ips de certos países, estados, etc. Uma dica para saber se este é o teu caso, é você fazer uma simulação de acessos oriundos de diversos locais do planeta, um site que faz isso pra você é o http://host-tracker.com/

Queda nos Acessos do Site: Site Hackeado

Aqui estou falando, não somente dos defaces que irão hackear teu site e colocar uma imagem da Madona seminua na home page do teu site – isso você perceberia facilmente, não? -, mas também de scripts mal intensionados que podem ter sido embutidos de alguma forma ou de outra em seu site. Por exemplo, já ví scripts mal intensionados que substituiam todos os blocos do adsense de um site por blocos de anúncios de outras empresas. Outro exemplo é um script que, dado x números de acessos, redireciona o usuário para outro site. Tem que ficar atento a esses scripts prontos que você encontra espalhados pela internet, inclua aí também os Plugins para Blog WordPress.

Queda nos Acessos do Site: Problema com Internet

Talvez exista algum sinistro na internet em algumas regiões, o que poderia estar diminuindo os teus acessos. Isso é válido principalmente para quem possui sites ou blogs com acesso principal oriundo de um determinado estado ou cidade. Por exemplo, digamos que você tenha lá um site de classificados específico para os moradores de uma determinada cidade, ou seja, os teus acessos em sua maioria são provindos dessa região, então caso exista algum problema na internet, seja algum sinistro com algum backbone, seja alguma manutenção na rede, etc, certamente originaria uma grande queda em teus acessos diárias.

Queda nos Acessos do Site: site Banido dos buscadores

Não sei se é o teu caso, mas mais de 50% do tráfedo originário de buscadores web, no meu caso são usuários que vieram do buscador Google. Para saber se o teu site foi banido do buscador Google basta você seguir estes passos:

a) Acesse o site da Google: http://google.com
b) No campo de pesquisa, digite o seguinte: site:ganhardinheiroblog.net
Substitua o ganhardinheiroblog.net pelo teu próprio domínio, obviamente, rs.
c) Agora faça a busca e caso não apareça nenhum resultado, é a confirmação que teu site foi mesmo banido, se este é o teu caso, fique tranquilo que vou mostrar mais à frente como fazer para recadastrar teu site no Google. Por outro lado, caso teu site esteja cadastrado normalmente, você verá vários resultados, mostrando as páginas que estão indexadas no Google.

Esta dica é válida para os demais buscadores como Bing, Google, Yahoo, etc.

Queda nos Acessos do Site: Por que o Google baniu seu site

Creio que os principais motivos que podem levar o teu site a ser banido do Google são:
– Plágio: Você copiou conteúdo de terceiro (as vezes o próprio autor do conteúdo original te denunciou)
– Vírus: Seu site está com vírus, malware, etc.
– Conteúdo Proibido: Seu site contém conteúdo racista, discriminatório, que icentiva a violência, etc.
– Spam: você pode ter usado seu site para prática de spam
– Violação de direitos autorais: Você disponibilizou ou está comercializando algum produto que possui direitos autorais.

Queda nos Acessos do Site: Como ter seu site indexado novamente

O primeiro passo é, retirar tudo que esteja em desacordo com as boas práticas, no caso, logo acima tem a lista de coisas que podem haver em seu site, então faça uma limpeza em seu site ou blog e após isso faça o pedido de reconsideração pelo link: Pedido de Reconsideração Google

Note também que o Google pode também, invés de banir teu site, penalizá-lo, assim sendo, embora seu site continue devidamente indexado no Google, o pagerank das páginas pode ter despencado, colocando seu site entre os últimos dos resultados de pesquisa. Vejam algumas dicas para não ter seu site penalizado pela Google:

Como evitar que seu site seja penalizado pelo Google

– Evite usar texto ou links ocultos (alguns espertinhos colocam textos da mesma cor do fundo do documento, outros coloca o texto em uma posição fixa e não visível pelo usuário)
– Não utilize técnicas de cloaking (camuflagem do conteúdo real da página) nem faça redirecionamentos não autorizados. (não tente exibir um conteúdo para os mecanismos e outro para os usuários)
– Não envie consultas automáticas ao Google. (O usuário deve clicar no botão de pesquisa do próprio Google, você não pode fazer uma consulta automatizada)
– Não carregue páginas com palavras-chave irrelevantes.
– Não crie várias páginas, subdomínios ou domínios com conteúdo duplicado. (Mesmo que o conteúdo seja seu, uma vez que o Google identifica que é conteúdo duplicado, penalizará um dos dois sites ou páginas que possuem tal conteúdo)
– Não crie páginas com comportamento mal-intencionado, como phishing ou instalação de vírus, cavalos de Troia ou outros tipos de softwares nocivos. (Sem comentários, é só o que faltava você fazer essas coisas, rs)
– Evite usar páginas de “entrada” criadas apenas em função dos mecanismos de pesquisa, ou outras técnicas “pré-fabricadas”, como programas de filiação, que têm pouco ou nenhum conteúdo original. (Lembre-se que você deve otimizar teu site primeiramente para os visitantes)
– Se o seu site participa de um programa de filiação, certifique-se de que ele agrega valor. Forneça um conteúdo exclusivo e relevante que atraia os usuários a visitarem o seu site primeiro.

Antes de encerrar este artigo, lembrei de um outro motivo que pode trazer queda nos acessos, que é o fator sazonal, ou seja, há certas épocas do ano que os acessos podem aumentar ou diminuir, isso ocorre em todos os sites e não é um evento restrito à teu site, então não há por que se preocupar, pelo menos tente não se descabelar, rs.

Fico por aqui, até o próximo artigo aqui no Ganhar Dinheiro Blog.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

7 Comments

You can post comments in this post.


  • Olá Anderson muito bom este post, achei muito interessante, valeu pela dica!!!

    Fernando 4 anos ago Reply


    • Pode crer rapaz, bem vindo ao meu blog aqui.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Bem que tu falou meu amigo, o problema de perder os acessos é que junto com eles você também perde dinheiro.

    Até mais!

    Fabricio 4 anos ago Reply


    • Sim sim, no artigo, em certa parte dele eu disse que o dono do site ou blog perde dinheiro, principalmente quem trabalha com sistemas do tipo PPC, no caso, o principalmente indica que, obviamente, quem ganha dinheiro com um site ou blog, seja lá de qual forma seja, certamente perdendo acessos estará perdendo visitas, né? O problema é que as vezes perdemos acesso por descuido nosso, então essas dicas são muito válidas, pra todo dono de site e blogueiro ficar ligado.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Muto bom, vou começar a ficar alerta

    Renato 4 anos ago Reply


  • Excelente blog, parabéns Anderson.. Mas como pode meu blog despencar tanto de um dia para o outro, ex: até o dia 05/04 tinha em média 1000 visualizações /dia / já no dia 06/04 cai para 200. e continua a té a data presente. Já pesquisei e não fui punido. Usei várias ferramentas e nada de errado a não ser muitos links quebrados, mas já corrigido.. Como não se descabelar com isso se já fiz, e continuo fazendo de tudo para recupera-lo, até em desistir já pensei… Dependia do blog para várias coisa $$.. agora nem posso pagar uma conta de água rs..

    Edivaldo Chaves: Desesperado.

    Edivaldo Chaves 4 anos ago Reply


    • Edivaldo, de fato é realmente frustrante ver teus acessos despencarem vertiginosamente de um dia para outro. No caso, se eu fosse você, daria uma boa analisada no Analytics. Por exemplo, você pode comparar os acessos do dia 05/04 e depois do dia 06/04. Verifique tudo que puder: de onde vinham os acessos, quais eram as palavras-chave que traziam visitas dos mecanismos de busca, etc.

      Caso tu tenha perdido acessos iriundos do buscador Google, vá na webmaster tools e verifique se a tua posição de determinada palavra-chave baixou, isso seria um indicador forte dos possíveis acessos perdidos.

      Embora não oficial, os donos de blogs e sites dizem que o Google atualiza o pagerank com uma frequência de 3 meses, mas isso pode tanto ocorrer antes como depois de tal prazo. A data certa da atualização não se sabe, então, caso houve uma atualização do pagerank no dia 05/04, teu site pode ter sido rebaixado. Note que isso não é uma penalização, apenas, para o Google, foram encontrados sites mais relevantes para as palavras-chave que traziam acesso para teu site.

      Fica a dica!

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


Post A Reply