Otimizar (SEO) para Ganhar Dinheiro na Internet

otimizacao seo para ganhar dinheiro

Para quem pretende efetuar vendas através da internet e em especial através de sites ou blogs, é essencial dominar SEO. O que é SEO? Bem, seo é a abreviação de “Search Engine Optimization”, ou seja: “Otimização para Mecanismos de Busca”. Por exemplo, faça uma busca no Google pelo termo: Ganhar Dinheiro Blog.

Nos resultados de busca você vai notar que um dos primeiros (ao menos até a data da criação deste artigo) é exatamente o meu site aqui ganhardinheiroblog.net

Mas por que o Google colocou o meu site como o primeiro da lista de uma lista de Aproximadamente 5.400.000 resultados? A resposta é simples, meu site era o mais otimizado para este termo “Ganhar Dinheiro Blog”.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE SEO PARA GANHAR DINHEIRO NA INTERNET

Se você pretende Ganhar Dinheiro com: sistemas PPC (Pay per Click), Programas de Afiliados, vender seus produtos ou divulgar seja lá o que for, ter um site bem otimizado e focado no teu nicho definirá se o teu site será um site de sucesso ou não. Por exemplo, de que adianta você ter um ótimo produto para vender online e ninguém saber que você vende tal produto? Como você vai ganhar cliques em anúncios se o teu site não possui visitação suficiente para gerar bons lucros? Sim, existem formas alternativas, porém receber milhares de acessos oriundos de internautas buscando teu produto na internet é uma das formas que mais convertem, pois é um público já interessado no teu produto ou serviço.

Como eu costumo dizer: ganhar dinheiro requer pessoas, então dominar SEO é essencial para todos que desejam pretendem ter um site de sucesso com vários acessos, e o melhor, com público alvo.

Escolha do Domínio

Após escolher o termo você deve procurar algum domínio onde o termo escolhido esteja presente. Por exemplo, se o termo escolhido for “O que e Seo”, temos:

– oqueeseo.com
– oqueeseo.net
– oqueeseo.org
– oqueeseo.com.br
– oqueeseo.info
– oqueeseo.ws
– oqueeseo. (alguma coisa)

Note que a extensão final do domínio não influencia em nada, o importante é o termo de busca estar presente no domínio. Caso o domínio já esteja registrado por outra pessoa, uma dica é procurar por dominios alternativos colocando o sinal “-” entre as palavras. Por exemplo:

– o-que-e-seo.com
– o-queeseo.com
– oquee-seo.com
– ETC…

Também é válido a forma invertida

– seooquee.com
– seooquee.net
– seo-oquee.com
– ETC…

Importância do Domínio

O Domínio é muito importante, pois é um fator muito relevante para os mecanismos de busca decidirem se o teu site é melhor para o usuário ou não. Note porém que não é somente o domínio que influencia para o teu site aparecer na primeira página de busca ou não. Um grande erro das pessoas é adquirir um domínio bom porém pararem por aí, achando que vão conseguir bons posicionamentos nos mecanismos de busca. Ledo engano deles. Um domínio bom, porém sem conteúdo otimizado não adianta de nada.

Lebrando que você pode registrar domínios .com.br no www.registro.br e domínios .com,.org, .net no site http://melhor.ws/go/hostgator

Otimização da Página Web

O conteúdo de uma página web deve estar otimizado ao máximo para conseguir bons posicionamentos. Ainda no nosso exemplo de palavras-chave escolhidas “O que e Seo”, um conteúdo otimizado significaria o seguinte:

a) Este termo deve estar no título da página dentro das tags de título desta forma: <title>O que e Seo</title>
Isso define o título do documento e é o que o usuário vê no topo do browser dele quando ele acessa o site. Também é este título que é indexado pelos mecanismos de busca.

b) O Termo deve estar presente na tag meta description. Veja:

<meta name=”description” content=”O que e seo, eBook Seo, PDF SEO, Curso SEO, Otimizar Site, Livro SEO”>

Notou que eu coloquei os outros termos relacionados ao termo principal na tag meta description? A idéia aí é atrair o usuário ao máximo pois esta descrição é exibida nos resultados dos mecanismos de busca. Um detalhe é que o limite para a descrição é 156 caracteres.

c) O cabeçaho principal do documento “h1? deve também conter o termo “O que e Seo”. Desta Forma: <h1>O que e Seo</h1>

d) Os subcabeçalhos h2, h3, etc, devem possuir também a palavra chave. Uma idéia é usar assim: “O Que e Seo: Subcabeçalho aqui”. Não é necessário que todos os sub cabeçalhos contenham o termo, mas ao menos alguns deles.

e) O termo escolhido deve estar presente no corpo do documento, e deve ter uma densidade de 1% a 3%. Note que repetir a palavra chave excessivas vezes pode ultrapassar o limite tido como normal e seu site pode ser penalizado, perdendo pontos em vez de ganhá-los.

f) O Corpo do documento deve possuir de 800 a 3000 palavras

g) O termo deve aparecer ao menos uma vez no primeiro parágrafo do documento.

h) As imagens do site devem conter nas tags “alt” o termo palavra-chave que você escolheu. Uma dica é também colocar a palavra-chave no nome da imagem. Exemplo: oqueeseo-imagem-topo.jpg

i) O ideal é o documento possuir 1 ou no máximo 2 links externos, que apontam para outro site. (deve ser site de conteúdo semelhante ou ao menos relacionado)

j) O conteúdo do site deve ser original, informativo e atrativo ao leitor. Sempre quando possível, utilize outros tipos de mídia como imagens, vídeos, etc. Evite também cometer erros hediondos de escrita, pois teu site perderá credibilidade.

k) Se você for colocar banner para outros sites, utilize a tag rel=”external nofollow” no link. Ter muitos links externos em tua página sem a tag nofollow devidamente configurada pode ser um motivo para penalização. Note que esses banner laterais ficam presentes em todas as páginas web, então exatamente por isso eles podem ser motivo de penalização para tua página, caso não tenham a tag rel=”external nofollow” configurada no link.

Para facilitar nossa vida, quem usa o WordPress, pode estar utilizando o plugin WordPress Seo para verificar se uma página web está otimizada ou não. A seguir vou falar mais sobre este plugin.

Plugin WordPress SEO

Um excelente plugin para você analisar e melhorar o SEO de uma página ou post de seu blog WordPress, é o Wordpres SEO do autor Yoast. Para instalar o plugin, na página de gerenciamento do WordPress, na seção Plugins clique em Adicionar Novo. Na caixa de busca digite “Yoast” e faça a busca. O primeiro resultado vai ser o WordPress Seo, clique e faça a instalação deste plugin.

Uma vez instalado o plugin, você verá na caixa de criação de posts ou páginas a tela a seguir:

plugin wordpress seo yoast

Em Focus Keyword, coloque o termo escolhido, no nosso exemplo “O que e SEO”. Este campo será utilizado pelo plugin para verificar se a tua página está ou não otimizada.

Em Seo Title, coloque o título que você deseja para a página, note que o plugin irá substituir o título original por este título que você digitar neste campo

Em Meta Description, digite a descrição da página, sempre obedecendo as dicas informados anteriormente.

Agora salve as alterações atualizando ou publicando o post ou página web que você estava editando. Feito isso, clique na aba “Page Analysis” do plugin WordPress Seo. Veja a imagem abaixo:

wordpress-seo ganhar dinheiro

Veja agora como este plugin é incrível, ele avalia várias coisas da página que você está editando. As cores das bolinhas indicam o seguinte:

a) Verde: Ótimo
b) Amarelo: Pode ser melhorado
c) Laranja: Precisa ser melhorado
d) Vermelho: Péssimo

O ideal é editar teu artigo até que todas as avaliações fiquem Verde.

Após fazer as modificações necessárias, salve o Post ou Página e volte a página de análises para verificar se está tudo verde, repita este processo até que esteja tudo certo no teu conteúdo.

Mapa do Site (sitemap)

O Plugin WordPress SEO gera um sitemap (Mapa do teu site) automaticamente. É sabido que muitos mecanismos de busca utilizam-se de sitemaps no formato xml para indexar tuas páginas web, então disponibilizar um mapa do teu site neste formato é essencial para conseguir indexação em tantos quantos mecanismos de busca for possível.

Note que o Plugin após instalado exibe sua própria seção no teu painel do WordPress com o nome de SEO. Nesta seção você tem acesso a todas as opções disponíveis deste plugin. Para visualizar o sitemap gerado automaticamente pelo plugin, vá em SEO >> XML Sitemaps. Veja na imagem abaixo:

xml-sitemap

Na próxima tela, tome o cuidado de deixar MARCADA a opção “Check this box to enable XML sitemap functionality.” e para visualizar o teu mapa de site clique no botão “XML Sitemap”. Veja na imagem abaixo:

xmlsitemap

Ao clicar no botão “XML sitemap” você será redirecionado para uma url parecida com esta: http://teudominio/sitemap_index.xml, onde teudominio será o domínio do teu próprio site, obviamente. Então, copie o link pois iremos cadastrar ele no arquivo robots.txt.

ARQUIVO ROBOTS.TXT

O arquivos robots.txt é um arquivo texto que fica na raiz do teu site. Nele você pode definir aos mecanismos de busca quais diretórios indexar e quais diretórios não indexar, informar o url do mapa do teu site, etc. Se você instalou o WordPress, saiba que ele gera o robots.txt em tempo de execução, portante se você acessar o FTP do teu site, não irá encontrar este arquivo robots.txt, porém para poder informar no robots.txt o url do mapa do teu site, será necessário criá-lo.

Cria um arquivo texto com o bloco de notas chamado robots.txt, abra-o para edição e insira o seguinte código dentro dele:

User-agent: *
Disallow: /wp-admin/
Disallow: /wp-includes/
Sitemap: http://teudominio/sitemap_index.xml

Salve as alterações e feche o arquivo. Note que você deve colocar invés de “http://teudominio/sitemap_index.xml”, o url que eu pedí pra você copiar, ou seja, o url do teu próprio mapa do site.

Agora você precisa enviar este arquivo para o teu servidor web onde o teu blog wordpress está instalado. Para isso, acesse o teu site via FTP e envie o arquivo robots.txt para dentro do diretório raíz, geralmente isso quer dizer dentro da pasta public_html ou www. Na dúvida, contate tua empresa de hospedagem e pergunte qual é o diretório raiz do site ou qual é a pasta pública onde você deve colocar o teu site.

Feito isso, quando algum motor de busca buscar informações sobre o teu site no arquivo robots.txt, irá encontrar o url para o mapa do teu site e irá indexar as páginas contidas no tal mapa.

Plugin Related Posts

O Plugin Contextual Related Posts insere links de outros posts relacionados ao post atual logo abaixo do seu conteúdo. Esse plugin é muito bom para ajudar na indexação de suas páginas, principalmente se você tem bastante posts já publicados. Às vezes, alguns posts que você criou podem não estar indexados nos mecanismos
de busca, utilizando esse plugin, talvez um post antigo que não esteja indexado seja exibido como um post relacionado a algum post já indexado, assim sendo, quando o mecanismo de busca ler o post já indexado, irá encontrar o link para aquele post antigo e indexar ele também.

Você pode baixar este plugin neste url: http://wordpress.org/extend/plugins/contextual-related-posts/

Veja uma imagem abaixo:

plugin-contextual-related-posts

O Plugin COntextual related posts possui várias opções interessantes, como: exibir somente imagem do post, procurar posts relacionados por apenas título ou título e conteúdo, configurar quantia de posts relacionados para exibir, etc.

Confiram também este artigo: Como Otimizar site WordPress: SEO OnPage e OffPage

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

5 Comments

You can post comments in this post.


  • Olá Anderson

    Ótimo artigo, realmente a prática de SEO em nossos negócios online é fundamental.

    Parabéns e um grande abraço

    Douglas Souza 3 anos ago Reply


    • Olá Douglas, obrigado pelo comentário! Não deixe de conferir o artigo sobre SEO no WordPress e SEO Off Page. Note que deixei o link no final do artigo.

      Valews!

      Anderson Makiyama 3 anos ago Reply


  • Muito bom mestre A.m. por isso sou seu fã, obrigado sucesso.

    José Eudes dos Santos 3 anos ago Reply


  • Ótimas dicas mas ainda queria me aprofundar ainda mais e saber cada detalhe para posicionar melhor meu site

    Daniel 4 meses ago Reply


Post A Reply