Ganhar Dinheiro com Google Adwords

Ganhar Dinheiro com Google Adwords

O GOogle Adwords é um sistema de propaganda da Google onde você paga por cliques recebidos em teus anúncios. Funciona mais ou menos assim: você cria uma conta no Google Adwords, cria uma campanha, um grupo, e depois cria anúncios para divulgação. Esses anúncios serão exibidos nos resultados das buscas efetuadas no buscador web Google e também em sites parceiros (adsense). No painel do Google Adwords você pode definir as palavras-chave que o sistema deverá considerar para poder exibir teu anúncio. O objetivo em anunciar no Google Adwords é conseguir cliques baratos e aumentar os acessos e também as vendas ou conversões em teu site, contudo, muita gente tem perdido dinheiro por não saber usar a ferramenta de forma inteligente. Neste post vou te passar algumas dicas interessantes para você conseguir Ganhar Dinheiro com o Google Adwords invés de perdê-lo.

Ganhar Dinheiro com Google Adwords: Dicas

Antes de passar as dicas, quero deixar aqui o link para o site do Adwords para aqueles que não conhecem-no inda: O site do Adwords é o seguinte: https://adwords.google.com

Google Adwords Dica 01: Escolha manualmente o Melhor Anúncio

Você sempre deve ter no mínimo 2 anúncios ativos e um dado grupo, isso vai te permitir analisar os dois e ver qual deles tem melhor resultado. O sistema do Google vem com o painel de gerenciamento de campanhas configurado para selecionar o melhor anúncio automaticamente e a partir daí, exibirá o melhor anúncio com mais frequência. Embora pareça ser uma boa idéia, a escolha do melhor anúncio feita pelo sistema é muito rápida, o ideal é você deixar os anúncios terem pelo menos uns 30 cliques para então compará-los e decidir qual é realmente o vencedor.

Google Adwords Dica 02: Use anúncios que recebam cliques

Se um anúncio teu não recebe cliques tu não paga e isso é bom, certo? Errado! O Google Adwords possui um denominado índice de qualidade que define quais anúncios aparecem primeiro e qual o valor que o anunciante vai pagar por cliques. Quando um anúncio é exibido várias vezes e possui poucos cliques (baixo CTR), o índice de qualidade de tal anúncio é rebaixado e o custo por cada clique nele sobe. Isso significa se tu possui um anúncio que tenha várias exibições mas poucos cliques, é uma boa idéia modificá-lo para obter mais cliques.

Google Adwords Dica 03: Crie Grupos específicos

Os grupos de anúncios compartilham as palavras chaves e demais definições com seus respectivos anúncios. Uma boa ideia é criar um grupo de anúncios para cada produto que você venda. Por exemplo, se tu tem um site com duas páginas, cada uma vendendo um produto, em vez de criar um único grupo de anúncios com palavras chave compartilhadas entre dois anúncios, é bem melhor criar dois grupos de anúncios com poucas palavras-chave focadas no produto específico.

Google Adwords Dica 04: Teste títulos diferentes para os Anúncios

Um título diferente pode trazer resultados bem distintos entre anúncios semelhantes. Por exemplo, se tu tem um anúncio com o título “Tênis barato Nike”, tente repetir o mesmo anúncio com um título alternativo, como por exemplo: “Tênis Nike Imperdível” ou “Promoção Tênis NIKE”, etc. A ideia aqui é tu comprar dois ou três anúncios e sempre deixar ativo o melhor, o que trouxe mais cliques e mais conversões para você, obviamente.

Google Adwords Dica 05: Use a imaginação para criar os textos dos anúncios

Quando estiver escrevendo o descritivo do anúncio, você precisa chamar a atenção do visitante, escrever ali o que ele está procurando ou despertar a curiosidade dele para que ele clique no anúncio. Algumas dicas aí são:

– Faça o leitor acreditar que o que tu anuncia é simples, fácil, é pra ele e não somente para entendidos do assunto.
– Use o fator surpresa.
– Analise o que os outros anunciantes estão usando em seus anúncios.
– Se for possível, use as palavras: Como Fazer, Aqui, Grátis, Agora, Instantâneo, Imperdível, Dicas, etc.
– Uma dica chamativa é usar um sinal de interrogação no título do anúncio.
– Uma sentença interessante para quem vai divulgar produtos de afiliados em forma de review é: Não compre “produto” antes de “alguma coisa”
– Outra frase chamativa é: O segredo para “algo” é “algo”

Google Adwords Dica 06: Não use palavras chave que não te ajudem

As vezes grandes empresas focam em algumas palavras chave e investem pesado, nestes casos, pode sair caro pagar o preço para teu site listado para tais palavras-chave. Uma ideia é buscar palavras chave alternativas e que não sejam tão concorridas. No próprio Google Adwords você pode encontrar a Ferramenta de palavras-chave que exibe o nível de concorrência de uma dada palavra chave.

Google Adwords Dica 07: Coloque conteúdo bom na teu site

É provável que o índice de qualidade sofra decréscimos quando a página destino do anúncio não for uma página com bom conteúdo. Bom conteúdo quer dizer: originalidade, mais de 300 palavras, mídia alternativa (imagem, vídeo), otimizado para a tua palavra-chave. Até parece que este post é sobre SEO, não é? Mas a lógica é isso mesmo, quanto melhor o site para dada consulta, menos você irá pagar pela visita.

Google Adwords Dica 08: Dê alternativas ao visitante

Muitos usuários criam páginas de captura de emails ou mesmo venda sem oferecer menus de acesso a mais conteúdo para o visitante. Isto pode baixar o índice de qualidade da página. O Google é a favor de o usuário visitante ter escolhas, então tentar forçar uma conversão pode ser um desserviço e pode acabar prejudicando tua campanha no Adwords.

Google Adwords Dica 09: Crie Página sobre e Política de Privacidade

Ter uma página falando sobre você e também uma página com política de privacidade em teu site ajuda no índice de qualidade de teu anúncio que direciona para este site. Fazer tais páginas é simples e rápido, então é uma boa ideia criá-las para conseguir alguns pontinhos positivos no índice de qualidade.

Google Adwords Dica 10: Cuidado com páginas lentas

Páginas lentas que demoram para carregar trazem uma má experiência para o usuário e isso pode tirar alguns pontos do teu índice de qualidade. Uma dica é tu tentar reduzir o número de imagens ou otimizar as imagens para que fiquem menores em tamanho. As vezes o teu servidor de hospedagem web é que é lento, nestes casos é bom considerar estar contratando uma nova empresa pra hospedar teu site.

Google Adwords Dica 11: Faça a palavra chave aparecer no url de visualização

Uma forma de conseguir isso, caso teu domínio não tenha a palavra-chave foco, é utilizar-se de subdomínios. Por exemplo, se tu quer focar no termo “Comprar Tênis” e o teu domínio seja www.loja.gov, você poderia criar um subdomínio contendo a palavra chave. Ficaria assim: http://comprartenis.loja.gov. Isso aumentaria teu índice de qualidade. Para quem não possui este recurso de criar subdomínios, outra alternativa é criar um diretório (pasta) com o termo de busca. Ficaria assim: http://loja.gov/comprartenis. Um detalhe importante, não adianta colocar um url inexistente no url de visualização, pois isso pode ter efeito contrário e prejudicar teu índice de qualidade.

Google Adwords Dica 12: Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença

Uma simples letra maiúscula pode trazer resultados diferentes em anúncios. Por exemplo: “Tênis para Crianças” pode ter um resultado bastante diferenciado de “Tênis Para Crianças”. A diferença aí é apenas a letra P que no primeiro anúncio está em minúsculo e no segundo anúncio está em maiúsculo. Mesmo um ponto no final de um texto pode trazer resultados distintos. Aqui não existe uma regra geral, o jeito é ir testando, comparando os resultados e descobrindo por você mesmo quais anúncios trazem melhores resultados para você.

Ganhar Dinheiro com Google Adwords: Conclusão

As dicas aqui listadas são generalizadas, é importante ter em mente que conforme o tipo de produto ou site que você estiver divulgado, uma dica ou outra irá ter um efeito melhor para ti, então a grande sacada pra se dar bem no GOogle Adwords é sempre ter pelo menos dois anúncios em um dado grupo, deixe os dois até que ambos tenham pelo menos 30 cliques, após isso, eleja o vencedor e modifique o perdedor pra tentar “bater” o vencedor. Se conseguir bater o vencedor, deixe o novo anúncio e modifique o outro para tentar bater o novo. É um jogo de otimização sem fim, e com isso você estará sempre evoluindo, encontrando um anúncio cada vez melhor (mais barato e que lhe traz mais conversões) para teu produto ou site.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

6 Comments

You can post comments in this post.


  • Nossa, comprei um curso de adwords aí na internet e não aprendi nada, aprendi mais com o teu artigo aqui neste blog. Muito obrigada!

    Maria 4 anos ago Reply


  • Pela primeira vez ouvi falar sobre o assunto. Ainda tenho muito caminho para andar, mas valeu fico grato

    Jose Alcemir 4 anos ago Reply


  • Ótimas dicas, eu prefiro o Adwords do que outras empresas, mas o preço do clique no google é pouco alto e estão mudando muito sistema desativando coisas importantes que antes podia ser alterado no publico alvo.

    Romario Araujo 3 anos ago Reply


  • Boa noite! Ótimas Dicas. Parabéns e sucesso sempre. Abcs

    alex sandro alves miranda 2 anos ago Reply


  • Oi, estou começando agora com isso e tenho uma dúvida.
    Eu preciso ter um site ou blog para anunciar no adwords, não entendi?
    Se eu anunciar no adwords ele aparece no blog e eu ganho cliques?
    Preciso gastar muito no adwords?
    Um amigo disse que gasta em média 25 a 30 reais por semana para fazer um anúncio é isso mesmo?
    Eu tenho que criar filtros e segmentar no analytics para dar resultado nos meus anúncios ou sei lá também não entendi kkk

    Me dá uma mão??

    Desde já agradeço

    marcio 2 anos ago Reply


Post A Reply