Exibir Foto nos Resultados de busca do Google

como-exibir-foto-nos-resultados-de-buscas-google

Se você é um aficionado pelo doutor Google, e qualquer coisa que não sabe, antes de mais ninguém, a ele você recorre, creio que já deve ter notado que alguns sites do resultado de uma determinada busca, aparecem com uma foto do autor do texto/post/artigo. Queira ou não queira, resultados com uma foto do autor chamam mais a atenção do que o puro texto. Como diz o ditado: uma imagem vale mil palavras. Uma vez que um site se destaca de outro, certamente ele vai conseguir mais acessos do que seus concorrentes, e se a moda pegar, quem não entrar na onda poderá perder muitos acessos. Mas fique tranquilo que vou te mostrar neste artigo como fazer para exibir foto nos resultados de busca do Google, e sim, é gratuito fazer isso, pelo menos por enquanto, rs.

Como exibir sua foto nos resultados de busca do Google

Veja do que estou falando na imagem abaixo:
Exibir Foto nos Resultados de busca do Google

O primeiro passo, caso você não tenha um perfil no Google, é criar um. Para criar o perfil é só se inscrever no Google Plus:
a) Acesse o url: http://plus.google.com
b) Faça login com alguma conta do Google ou faça um novo cadastro
c) Faça seu perfil, coloque dados reais (nome correto e completo, foto do teu rosto) ou poderá dar problema depois.

Agora que você criou teu perfil no google, já podemos seguir para o próximo passo, mas antes é preciso dizer que existem duas formas de fazer a verificação de titularidade do teu site, vejamo-nas abaixo:

Exibir Foto nos Resultados de busca do Google: Método 01

Neste método, você precisará ter um email sob o domínio do teu site. Por exemplo, o domínio do meu site é ganhardinheiroblog.net, então eu precisaria ter um email do tipo alguma-coisa@ganhardinheiroblog.net. Se você não tiver um email, você pode criar facilmente através do painel de gerenciamento do teu site. Agora, se você não souber como acessar o painel de gerenciamento do teu site, entre em contato com a empresa de hospedagem web que eles devem te fornecer essas informações.

Com o email do teu domínio em mãos, basta acessar este link: https://plus.google.com/authorship
Nessa página, você só precisará digitar o teu email e clicar no botão “Inscreva-se para Autoria”. Veja a imagem abaixo:

vincular perfil google ao conteudo

Seguindo este método você irá receber um email de validação de email, clique lá no link do email para validá-lo e confirmar sua autoria sobre o domínio do seu site ou blog.

Exibir Foto nos Resultados de busca do Google: Método 02

Caso você não tenha um email sob o domínio de seu site ou blog e não queira ou não disponha de privilégios para poder criar este tipo de email, o jeito é optar pela segunda forma de validação de autoria. Veja o passo a passo:
a) Copie o link do teu perfil do google Plus, por exemplo, o meu é o seguinte: https://plus.google.com/u/0/113338537779956760779
b) Só que agora que vem o segredo, você precisa adicionar o seguinte: “?rel=author” após o url do teu perfil, no meu caso, o url ficaria da seguinte forma: https://plus.google.com/u/0/113338537779956760779?rel=author
c) Crie um link ativo no teu site ou blog que aponte para este link. O código será praticamente igual o que segue abaixo:

Meu Perfil no Google

Note que você precisará colocar este link ativo em todas as páginas do teu site ou blog, quem usa o WordPress, pode colocar em algum Widget ou inserí-lo editando o código fonte do CMS.

Após isso, adicione um link recíproco no teu perfil do Google, isso pode ser feito no url: http://plus.google.com/me/about/edit/co. Na caixa de diálogo que é exibida, clique em Adicionar link personalizado e insira o URL do website, e depois clique no botão Salvar.

Exibir Foto nos Resultados de busca do Google: Marcação de Autoria

Se tudo foi feito corretamente, é hora de você verificar se o sistema do Google está identificando sua marcação de Autor no teu site ou blog, isso pode ser feito no url: http://www.google.com/webmasters/tools/richsnippets (Tomara que o Google não penalize este artigo por eu estar colocando tantos links externos, afinal, estou fazendo propaganda pra eles mesmos, não? rs…)

Nessa página, você poderá ver como seu site irá aparecer nos resultados de busca do Google, então basta digitar o url do seu site ou blog no campo “Enter a web page URL to see how it may appear in search results:” e clicar no botão “Preview”. Veja a imagem abaixo:

marcacao autoria no google

Após clicar no botão preview, se houver algum erro, a página irá exibir mensagens de erro em vermelho, no meu caso, foram encontradas as marcações, então o sistema já exibiu minha foto e também é visto alí embaixo o seguinte: “Verified: Authorship markup is verified for this page.”. Isso significa que a tua parte foi feita, agora só depende do sistema do Google.

Exibir Foto nos Resultados de busca do Google: Imagem não Aparece

Note que após fazer todos esses processos, sua foto não irá aparecer nos resultados de busca do Google automaticamente, leva tempo, pode levar até uma semana, e pode até não aparecer devido a diversas razões. Vejamos algumas:

a) Você tem certeza que colocou uma foto de rosto, que seja reconhecível lá no teu perfil do Google?
b) Em cada página do teu site ou blog está aparecendo uma assinatura tua com o teu nome completo, exemplo: “por Anderson Makiyama”
c) Tem certeza que o mesmo nome de assinatura que aparece no teu site é o mesmo nome que tu configurou no teu perfil do Google+?

Exibir Foto nos Resultados de busca do Google: COnclusão

Caro(a) amigo(a), lembre-se que o processo não é instantâneo, pode levar dias e até semanas para sua foto começar a aparecer junto com os seus artigos nos resultados de busca do Google, então o jeito é ter paciência e aguardar. Ah, se lembra que foi mostrado dois métodos para fazer a confirmação de autoria? Uma boa idéia é fazer os dois métodos, caso um falhe, o outro pode funcionar.

Bom, fica aí a dica, até o próximo artigo aqui no Ganhar Dinheiro BLog

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

9 Comments

You can post comments in this post.


  • Anderson, ótimo artigo, temos que ver como fazer isso la no Fazer Site

    Até mais…

    Fabricio do Profissionais Web 4 anos ago Reply


    • É verdade, lá como tem mais de um autor é preciso testar se o sistema irá reconhecer mais de um autor no mesmo domínio, talvez sim, caso o Google for levar em consideração o “por Nome do Autor”, creio que irá exibir a imagem de cada autor de cada posts.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • o meu ja fiz a quase 2 mes mas nada ainda sou leigo mas la no teste ta tudo certo você poderia mim ajudar amigo saber se tem algo errado.

    Marcos Barroso 3 anos ago Reply


  • sou leigo mas la no teste ta tudo certo mas fas quase 2 mes ja, você poderia mim ajudar amigo.

    Marcos Barroso 3 anos ago Reply


  • O seu tuto foi o único que funcionou, com certeza você testou, o resto dos tutorias com certeza nao funfa pq só é uma cópia de alguma tradução.

    Valew !

    A.Torres 3 anos ago Reply


  • Boa tarde, procurei bastante essa informaçao até chegar nesse post que está perfeito, esclareceu todas minhas dúvidas…. chegando em casa vou configurar esse cara no meu site.

    Obrigado por compartilhar, forte abraço.

    Administrador ASB.

    Administrador ASB 3 anos ago Reply


    • Show de bola, gostaria de te perguntar se existe algum plugin para WordPress que faça esse trabalho?

      Muito obrigado, forte abraço e sucesso.

      Gerador de CPF 2 anos ago Reply


  • Legal seu tutorial, Anderson.

    Fácil de entender.

    Usei a segunda opção.

    Grato por compartilhar.

    José Guimarães (Ganhar Dinheiro Legal) 3 anos ago Reply


    • José Guimarães, é isso aí. O importante é compartilhar nossos conhecimentos e também aprender com os outros.

      Anderson Makiyama 3 anos ago Reply


Post A Reply