Exibir Fans de Páginas Google+ no Blog WordPress

Exibi-Fans-de-Paginas-Google-no-Blog-Wordpress

Você já colocou um Google+ fan page box em seu blog? Se não, já está na hora de fazer isso, não acha? Se ainda não fez isso, está no lugar certo, assim como você, eu não possuia nada para exibir fans de páginas Google+ no blog WordPress, porém hoje já possuo e vou te mostrar passo a passo como fazer o mesmo. No artigo de hoje vou mostrar como exibir imagem dos seguidores da tua página do Google+ em seu blog WordPress e também como colocar um botão para os visitantes do teu blog WordPress poderem começar a seguir tua página do Google+ facilmente. O visitante também poderá curtir a tua página do Google plus e compartilhá-la com apenas poucos cliques do mouse.

Se você não está entendendo bem do que estou falando, veja a imagem abaixo:

exibir fans de paginas google no blog wordpress

Não sei se na data que você está lendo este artigo, eu ainda estou com essa caixa de interação com o Google Mais ativa em meu blog através de widget, mas não custa também dar uma olhada na lateral direita deste blog, é provável que você veja o que estou te ensinando neste artigo, em ação.

Botão Me adicione aos teus círculos

Para a exibição deste botão, utilizei um plugin chmado “Google Plus”, plugin este que você pode encontrar no url: http://wordpress.org/extend/plugins/google-plus-google/. Após instalar este plugin em seu blog você deve efetuar algumas configurações. Note que logo após a instalação, irá aparecer uma nova seção chamada GP Dashboard no topo do painel do blog. Veja a imagem abaixo:

plugin google plus dashboard

Clique na opção GP Dashboard, nesta página você deve preencher várias informações. Veja a imagem:

pagina plugin google mais

Para obter esses dados, siga estes passos:

a) Acesse o url: https://code.google.com/apis/console/ e faça login utilizando sua conta do Google.

b) Após fazer login, clique em “Create Project”, veja a imagem:
criar projeto google

c) Na listagem de serviços disponíveis, procure pelo serviço “Google+ API” e ative-o, cliando em “off”. Veja a imagem:
ativar googleplus api

d) Na próxima tela, aceite os termos e cliquem em “I Accept”.

e) Agora, na lateral esquerda da página, clique na opção “API Access” e depois clique em “Create an OAuth 2.0 client id…”. Veja imagem abaixo:
criar id cliente google

f) Na próxima tela, coloque um nome para a aplicação, envie uma imagem para o projeto (opcional) e clique em “Next”.

g) Na nova tela, selecione a opção “Web application”, informe o domínio do teu blog wordpress e clique em “Create Client ID”. Veja a imagem:
criar id de cliente google

h) Agora será exibida uma página com todas as informações que você precisou lá na página de Opções do GP Dashboard, então copie cada uma delas e cole-as em seus respectivos campos. Feito isso, clique no botão “Save” do plugin.

O plugin Google Plus, também possui uma outra página de configurações denominada GP One, nesta página você pode configurar tamanho de botões, posição de exibição do box, etc.

Agora que você já informou todos os dados necessários para o bom funcionamento do plugin Google Plus, você precisa ativar a widget, para isso navegue até a seção “Aparência” e depois clique em “Widgets”. Veja a imagem abaixo:
google plus perfil

Clique sobre este widget, segure clicado e arraste para o Sidebar (Area de Widgets) que você desejar.

Modificando o plugin Google Plus

Você pode modificar o plugin Google Plus, para isso, acesse o teu servidor web remoto via FTP, navegue até a pasta de plugins que fica em wp-content/plugins e copie (baixe) a pasta google-plus-google que é nada mais nada menos que a pasta do plugin Google Plus. Se você não sabe como fazer isso, é muito simples, basta clicar sobre a pasta através do teu cliente FTP preferido, segurar clicado e arrastar para a tua área de trabalho (desktop).

Já com os arquivos do plugin baixados em seu HD, você pode modificar a aparência do mesmo editando o arquivo style.css. Para modificar o texto e outras opções, basta editar o arquivo “widget.php” que fica dentro da subpasta “includes”. Feitas as alterações que você achou necessárias, salve-as e reenvie os arquivos alterados para o teu servidor web remoto, substituindo os arquivos antigos lá do plugin. Simples, não?

Exibindo Botão Seguir Página do Google Plus

Para exibir o Botão Seguir Página do Google Plus, o primeiro passo é você ter uma fan page criada no Google Plus. Se você ainda não tem uma página no Google+, você pode criar uma facilmente neste url: https://plus.google.com/u/0/pages/create

Agora, no painel do teu blog WordPress, acesse Aparências >> Widget, insira um widget de texto em alguma área e coloque o código abaixo dentro dele:



– Para modificar a língua, pasta substituir pt-BR pelo código da língua desejada, por exemplo, se for usar o inglês, ficaria: en-US.
– Para modificar a largura da caixa, basta alterar o valor 400 de “data-width=” para outro valor desejado, o valor deve ser em pixels.

Lembre-se que você deve substituir id-da-pagina pelo id da tua página Google. Para saber o id de uma página do Google, basta acessá-la, que o id irá aparecer na barra de endereço do teu navegador web. Veja a imagem abaixo:

id pagina google

Você também pode colocar este código, em vez de em um widget, diretamente em alguma página, editando o código fonte ou mesmo criando alguma função no arquivo functions.php do tema atual.

Conclusão

A priori, instalei este plugin Google PLus, porque também prometia exibir um widget com os círculos que você está inserido e também seus círculos, porém notei que esses widgets foram desativados. Veja como ficaria:

circulos google

Olhando no código fonte do plugin, notei que o desenvolvedor comentou algumas linhas de código, desativando essas widgets, fiz um teste aqui, reativei as linhas de código, reenviei o plugin, porém os widgets não foram exibidos, o que me leva a crer que talvez o Google tenha desativado tal recurso. Vou entrar em contato com o desenvolvedor do plugin e vou perguntar a ele o que realmente houve para ele ter desativado esses recursos. Assim que ele me responder eu comentaria aqui neste artigo. Em todo caso, se a idéia é Exibir Fans de Páginas Google+ no Blog WordPress, este artigo cumpriu com o prometido.

Até o próximo artigo aqui no Ganhar Dinheiro BLog

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

6 Comments

You can post comments in this post.


  • ótima postagem e dica, é muito importante mesmo conter informações do google plus, pois ajuda inclusive no SEO de seu site… parabéns pelo blog tá muito bom, sucesso amigo…

    chnegocios 4 anos ago Reply


    • Chnegocios, com certeza é bom para SEO. Diferente do Facebook, o GOogle plus se devidamente configurado, conecta a página criada no Google+ com o próprio domínio principal, fato este que, creio eu, deve interferir no pagerank do teu site conforme o número de likes — ou melhor, de mais 1 — que o site tiver.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Muito interessante o artigo… só não entendi como faço essa configuração pra conectar a página criada no google+ com o próprio domínio. Muito grato se puder ajudar.

    Valdir 4 anos ago Reply


    • Acessando a página criada no Google, logo abaixo da imagem configurada para o site tem um link pra tu informar o teu website.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Ótimo artigo Anderson bem explicado, tudo passo a passo, este plugin do google plus é muito importante pois ajuda no seo do blog. ótima dica.

    altair silva 3 anos ago Reply


  • òtima dica! cria uma página no google+ é muito importante, pois é mais um canal de divulgação de novos artigos para um público interessado.

    Flaviano Costa 3 anos ago Reply


Post A Reply