Como saber se um Domínio foi penalizado, banido ou desindexado pelo Google

Quando você tem a ideia de criar um novo site, quase de instantaneamente já começam a aparecer as ideias de nome para o domínio. Claro que o próprio domínio deve ser muito bem pensado. O ideal é que a palavra-chave em foco esteja presente também no domínio, mas existem vários outros fatores que definem se um domínio é bom ou ruim.

Domínios antigos, que já possuem anos de “estranha digital” por padrão tem mais autoridade que os novos domínios. Há quem defenda que para um site ser listado entre os TOP 10 resultados das buscas ele precisa ter pelo menos uns 40 dias de vida. A quarentena do Google?

dominio banido do google adsense

Na verdade eu acredito que durante algum tempo o domínio não obtém uma pontuação muito alta, pois está exatamente sendo avaliado pelo buscador. Hoje em dia e cada vez mais, o que está sendo considerado é a interação que o visitante tem com o site. Isso mesmo, quanto tempo o visitante ficou no site, se ele visitou outras páginas do site, se ele voltou a buscar pelo mesmo termo novamente, etc. No caso, se um visitante fez uma busca por um dado termo, entrou no seu site, voltou ao Google e acessou outros sites, é um sinal de que seu site não satisfez o anseio do visitante. Nesse caso, o Google vai diminuir sua pontuação para aquele termo de busca, e aumentar a pontuação para o site onde em que o usuário entrou e se deu por satisfeito.

Contudo, para registrar domínio antigos você precisa tomar alguns cuidados. Um domínio que já foi registrado e já estava em uso por outrem, pode ter sido usado de forma imprudente e pode ter sido penalizado pelo Google, por exemplo. Já pensou você comprar um domínio expirado para criar um blog com intuito de veicular anúncios do GOogle Adsense, e descobrir que o domínio foi banido do Adsense? Imagine a dor de cabeça que você vai ter: abrir pedido de reconsideração, aguardar avaliação do Google, enviar provas da sua idoneidade, etc.

Para evitar essas dores de cabeça é importante saber se um domínio foi penalizado pelo Google antes de registrá-lo.

Como saber se um domínio foi desindexado do Google

O Google possui dois comandos que podem ser úteis para descobrir se um domínio foi desindexado. Veja-os:

1
site:dominioaqui
site:dominioaqui

E também esse:

1
info:dominioaqui
info:dominioaqui

No caso, você vai substituir dominioaqui pelo seu próprio dominio, ou no caso, pelo domínio expirado que você quer registrar. Você vai colocar isso na barra de endereço do seu navegador web e vai executar esse comando.

Isso fará o motor de busca Google exibir todas as páginas do domínio que estão indexadas no banco de dados deles. Não havendo nenhum resultado, significa que o site foi desindexado do buscador web.

É normal um dominio que expirou há muito tempo ser desindexado pelo Google, mas se o domínio expirou recentemente (menos de 1 mês) não é normal ele não estar indexado: isso pode significar que o domínio foi penalizado pelo Google.

Como saber se um domínio foi penalizado pelo Google

Saber se um domínio foi realmente penalizado e banido pelo GOogle não é tão simples. Mas, como eu disse anteriormente, se o domínio não está indexado e é um domínio que expirou há pouco tempo, então há fortes indícios de que sim, ele foi penalizado pelo Google.

Há alguns sites na internet que prometem fazer esse verificação para nós. Entre eles cito aqui o BannedCheck (http://www.bannedcheck.com/). O Banned Check promete revelar se seu site foi banido do Google Adsense e se foi Penalizado pelo Google.

Não como esse site faz para verificar se o site foi realmente banido pelo Google, então não posso assegurar que se trata de uma informação 100% exata.

Como saber se meu domínio está na lista-negra do Google

dominio suspenso google direitos autorais

Alguns sites e domínios podem entrar na lista-negra do GOogle, os motivos podem ser vários. Aqui vou mostrar uma ferramenta para verificar se o domínio sofreu pedidos de remoção de conteúdo. O site é esse Aqui: Google Transparency Report.

Esse ferramenta é oferecida pelo próprio Google, e permite consultar se um dado site ou domínio sofreu pedidos de remoção de conteúdo. Se houver muitas ocorrências do domínio nessa busca, significa que o site está na lista negra do Google, pois sites que sofrem esse tipo de pedido de remoção com frequência são sim penalizados e isso prejudica tudo, inclusive SEO (otimização).

Funciona assim, se um site ou domínio foi usado para oferecer conteúdo pirada (com direitos autorais) e o detentor dos direitos pediu a remoção do conteúdo, o site entra nessa listagem.

Como saber se um domínio está na lista negra por SPAM

Existem algumas bases de dados que armazenam informações sobre domínio que foram usados para prática de spam. Essas bases de dados geralmente oferecem uma api que pode ser usada para desenvolver soluções anti-spam. Por exemplo, você possuindo conhecimento em desenvolvimento de sistemas web, poderia criar um sistema que verificasse o comentário antes de publicá-lo no site, se encontrasse um link para algum domínio da lista negra, você simplesmente não publicava o comentário, mas colocava ele na caixa de spam do seu sistema.

Uma dessas bases é o UriBL (http://lookup.uribl.com/)

Outra base de Dados é a Base de dados usada pelo WordPress. O WordPress utiliza o Akismet. Isso é tão importante, que quando você instala o WordPress no seu servidor web, ele já vem com o plugin Akismet disponível na seção Plugin. Basta você ativar o plugin, fazer uma conta no site do akismet para obter uma API, informar sua chave a ele e pronto.

Para testar se um domínio está marcado como spam na base de dados do Akismet, basta deixar um comentário em algum site seu e colocar o tal domínio no corpo da mensagem. Tipo assim: “Oi amigo, gostei do seu conteúdo. É bastante relevante seu ponto de vista. Olha meu blog: http://dominioaqui”.

Detalhe é que você não pode estar logado no site. Abra uma nova aba anônima ou acesse o url do post em um outro navegador web, e daí sim deixe o seu comentário. Depois basta acessar o painel e verificar se o comentário foi para a pasta de “SPam” ou não. Se ele foi para lá, então significa que o domínio está na lista negra do “Akismet”.

Como saber se um domínio expirado é bom

Hoje em dia você não se tem mais falado em PageRank. Ele ainda existe, mas a base de dados não foi mais atualizada. Hoje em dia o pessoal tem falado em DA (domain authority) e PA (Page Authoriy), além de TF (Trust Flow). Então, para verificar a sanidade de um domínio, ou o seu nível de autoridade, você deve considerar os seguintes pontos:

  • DA – Autoridade do Domínio (O bom é nível 20 ou superior)
  • PA – Autoridade da página principal (O bom é nível 20 ou superior)
  • TF – Fluxo de confiança (O bom é nível 15 ou superior)
  • Backlinks – Links de Volta que apontam para o domínio. Aqui você avalia a quantidade de backlinks e também a qualidade. Você deve analisar o texto âncora que é utilizado, e também quais são os sites (pa, da, tf deles) que possuem links apontando para o domínio em questão. A métrica mínima é 50 backlinks de no mínimo 10 domínios diferente (de redes de ips diferentes)
  • Sinais Sociais – Se há compartilhamento nas redes sociais, bookmarks, etc.

Algumas ferramentas úteis:

  1. Majestic – Para ver TF e CF (Citation Flow) e backlinks
  2. Moz Open site Explorer – Para ver o DA e o PA do domínio e backlinks

Conclusão

Bom meus amigos, como vocês podem ver, dá pra obter muita informação sobre um dado domínio. Só precisa ter um pouco de paciência e estudar a fundo o domínio expirado que você quer comprar antes de comprá-lo.

Nada pior do que comprar um belo domínio, construir seu belo site e depois descobrir que ele está penalizado pelo Google. Aí é complicado, você só perdeu tempo e dinheiro.

Gostou do Artigo? Curta, Compartilhe, não seja mão de vaca!

😉

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

2 Comments

You can post comments in this post.


  • Artigo muito útil. Nunca tinha tido este tipo de preocupações antes de registar um domínio. Da próxima vez que o fizer, vou ter o cuidado de verificar. Obrigado!

    Tiago 1 ano ago Reply


  • Gostei do artigo, muito esclarecedor e completo! Obrigado por compartilhar a informação, pois agora, já sei como identificar melhor a qualidade dos domínios expirados. Valeu!

    Maria Silva 12 meses ago Reply


Post A Reply