Como Otimizar seu BLOG – SEO

otimize-seu-blog

SEO, para quem ainda não sabe o que é, fique sabendo que é o seguinte (Search Engine Optimization), mas o que isso significa? Muito bem, SEO, significa Otimização para Mecanismos de Busca. Mas o que é um Mecanismo de Busca? Bem, se você é totalmente leigo sobre site e blogs, talvez falar sobre SEO seja uma tarefa um pouco difícil, mas fique tranquilo que neste artigo vou explanar tudo que você precisa saber sobre SEO e como Otimizar seu Blog. Então, apertem os cintos e vamos la…

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Importância

Se você quer ter sucesso com um blog ou site, precisa ter muitos acessos à ele, ora, como alguém irá falar de seu blog, comentar nele, comprar algum produto seu, etc, se eles não conseguem chegar até seu blog? Hoje em dia, e cada vez mais, estão surgindo novos sites a cada segundo, a internet não para de se expandir, esse advento torna cada vez mais difícil o seu site se destacar dentro os milhões que existem na grande rede.

As pessoas, pelo menos muitas delas, ficam perdidas, sem saber qual site tem o que elas procuram. Por exemplo, vamos supor que hoje eu acordei com vontade de saber um pouco mais sobre a palavrinha “SEO”, em qual site irei eu achar o conteúdo que eu desejo? Bem, a coisa mais lógica seria ir em algum buscador web, como o Google, ou o Bing, ou outro, e alí digitar o que você procura.

Note que um termo de busca pode resultar em milhares de resultados, por exemplo, vamos supor que você buscou no Google pelo termo “Livro SEO”, fiz exatamente essa busca na data de hoje e resultou cerca de 300 mil ocorrências. Você acha que eu irei acessar todos esses 300 mil sites para decidir qual tem o conteúdo ou o produto que eu quero? Claro que não, a maioria das pessoas não vai passar da primeira página, ou seja, vão ver os 10 sites que aparecem na primeira página e pronto. Mas como o Google decide qual site colocar na primeira página? Bem, é uma série de fatores, e isso é exatamente a importância de se entender sobre SEO e ter um site otimizado.

Quanto mais otimizado seu site ou blog for, mais chances ele terá de aparecer na primeira página dos resultados. Note que você deve otimizar cada página de seu site ou blog para um termo específico. Por exemplo, você pode estar na primeira página do Google em buscas pelo termo x, já para o termo y não. Então, otimize uma página para o termo x e outro para o termo y, assim sendo você concorrerá em ambos os termos, um em cada página, de forma competitiva.

Como Otimizar um Site ou Blog

Note que existem várias formas de se otimizar um site, e note que SEO não é só configurações que você faz em seu site ou blog, SEO são várias coisas, é tornar-se social, divulgar seu site, ter uma atitude correta, pensar como os seus leitores pensam, etc. Podemos até dizer que SEO é uma ciência, rs. Agora que já te expliquei o que é otimização de sites e sua importância, vou te passar algumas dicas para tornar seu site ou blog mais otimizado para os mecanismos de busca. Vamos lá…

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Frequência

Frequencia blogar

Quando você quer, de fato, ganhar dinheiro com um blog, você precisa estudar sobre SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), e aplicar os conhecimentos aprendidos em seu site ou blog. Um dos pontos a se estudar, quando se fala em SEO (Search Engine Optimization) para blogs é a frequência que você escreve novos artigos e posts.

A frequência é muito importante, note que algumas pessoas irão acompanhar seu blog diariamente, por isso é importante você escrever pelo menos um novo post por semana ou mesmo por dia, se não, o visitante poderá pensar que o blog está abandonado e o abandonará também, deixando de acompanhá-lo.

Como dito acima, o ideal é, no mínimo, um novo post por semana no blog, se puder escrever mais, melhor ainda. Além disso, os mecanismos de busca inteligentes checam seu site por mudanças diariamente, uma vez que o sistema identifica que seu blog não sofre alterações todo dia, eles passarão a indexar o blog com menos frequência.

Ter o post, artigo ou página indexado primeiro, pode contar pontos para o pagerank, então se não quer perder esses pontos, é melhor começar a postar diariamente. Caso você tenha 100 artigos ou posts em mente para serem criados em seu blog, não crie todos de uma vez, mas vá publicando um ou dois por dia.

Uma dica é você agendar a publicação, por exemplo, caso você vá viajar ou sair de férias e ficar um bom tempo afastado da internet – e do blog ou site também, obviamente -, é você agendar a publicação de posts durante o período que você estiver ausente. Para agendar uma publicação de um post ou artigo basta alterar a data de publicação, para isso basta clicar sobre o link “Publish Immediately Edit” – que fica ao lado direito do painel na página de criação de post – e alterar a data da publicação para qualquer data no futuro.

Esse recurso de agendamento de publicação de Post é muito útil, você pode configurar inúmeros posts para serem publicados em dias diferentes, assim sendo, o usuário que estiver acompanhando seu blog ou site, nem perceberá sua ausência.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Bom Conteúdo

BOm conteúdo para site

Alguns usuários ignorantes vão dizer que bom conteúdo não tem nada a ver com SEO ou otimização de blogs ou sites, porém eles estão redondamente enganados. Antes de tudo é preciso definir o que é um bom conteúdo, então vamos lá:

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Regras Bom Conteúdo

1- Ser original, ou seja, não deve ser duplicado. Control C + Control V deve ser banido do seu banco de dados de idéias.
2- Explorar bem o tema abordado. Não adianta escrever superficialmente ou tentar enganar o usuário leitor de seu blog ou site. Talvez o visitante até leia o post ou artigo até o final, mas ao perceber que o conteúdo é irrelevante, ou não satisfás o anseio dele, esse por sua vez irá procurar outro site para sanar suas dúvidas. Como será que os mecanismos de busca calculam a famigerada rejeição dos visitantes? Quem me garante que não é da seguinte forma:
a) Se o usuário buscar por um termo xyz, entrar no teu site e voltar a buscar outros sites, é porque o teu site não foi relevante ou relevante o suficiente.
b) Se o usuário buscar por um termo xyz, entrar no teu site e alí ficar um bom tempo e não voltar a buscar outros sites com o mesmo termo é porque o teu site foi relevante o suficiente para sanar as dúvidas dele.
3- Sempre quando possível, insira outros tipos de mídia em seus posts ou sites, como: imagens, vídeos. Muitos usuários preferem sites com mídias alternativas ao simples texto.
4- Seja conciso. Ficar enrolando o usuário com textos infindáveis é uma péssima idéia, a leitura online deve ser uma leitura rápida, muitos usuários não irão ler seu texto até o final caso ele seja muito longo. Lembre-se que um blog não é um livro. Uma boa média para o tamanho do texto é entre 200 a 500 palavras, mas caso não tenha como resumir o texto a ser escrito, o ideal é dividí-lo em várias páginas.
5- Utilize linguagem informal em blogs. Uma boa idéia é pensar no blog como um intermediador direto entre você e o usuário final, então escreva os artigos com um linguajar simples e de fácil entendimento para seu leitor.
6- Evite erros hediondos de gramática. Geralmente leitores de blogs são pessoas que gostam de ler e lêem muito, então evite cometer erros hediondos de gramática pois se o leitor encontrar muitos erros hediondos em seu blog, seu blog cairá no conceito dele e ele poderá deixar de acompanhá-lo.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Vantagens Bom Conteúdo

1- Mais seguidores – se o seu conteúdo for único e bem elaborado, os leitores interessados no respectivo nicho não terão outra alternativa a não ser seguir seu blog. Quando digo seguir quero dizer: Assinar os feeds, assinar novidades no email, adicionar aos favoritos, enfim, serão visitantes assíduos do teu blog ou site.
2- Links externos – quando alguém encontra um bom conteúdo sobre um determinado assunto, não raro compartilha isso com seus amigos de várias formas, como por exemplo: twitter, facebook, orkut, blog, site, forum, etc. Ter links externos apontando para seu blog, além das visitas diretas dos usuários que clicarem sobre os links, também é ótimo para melhorar o pagerank da página. Imagina vocÊ ter um link em algum site/blog famoso – que possui milhões de visitas diárias – apontando para seu próprio blog/site, seria uma beleza, não?
3- Mais respeito dos Mecanismos de Busca – Os mecanismos de busca inteligentes sabem se o conteúdo do teu blog é original, e caso positivo, seu blog sobe no conceito deles, passando a ser mais respeitado, os mecanismos de busca irão confiar-lhe mais tráfego melhorando sua posição nos resultados de buscas.
4- Mais dinheiro – Oras, se você vende um produto ou ganha dinheiro com seu blog de alguma forma, certamente se seu blog tiver mais visitas, mais dinheiro dele você irá arrancar.

Resumindo, bom conteúdo pode ser considerado um marketing viral, porque um site/blog com bom conteúdo pode ficar famoso em poucos dias. Então, que tal correr esse risco de ficar conhecido na internet de forma rápida escrevendo bons conteúdos em seus sites/blogs?

Fica aí a dica para otimização de blogs utilizando a técnica de Bom Conteúdo.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Termo de Busca

Um termo, nesse contexto, pode ser uma palavra ou um conjunto de palavras que os usuários utilizam para procurar ou chegar até seu produto. Mas como escolher bem o termo e onde ele será utilizado? Bem, consegui colocar meu blog na primeira página de resultados do Google focando no termo Livro Seo, como você deve ter notado, esse termo está presente em vários lugares em meu blog, a começar pelo próprio domínio (veremos mais detalhes sobre o domínio mais à frente), no título do blog, no texto do conteúdo, etc.

Para escolher bem o termo você deve se perguntar o seguinte: O que a maioria dos usuários digitaria no Google se quisesse achar o meu produto ou serviço? Repita essa pergunta até conseguir 3 termos diretamente ligados ao seu produto ou serviço e após isso faça buscas no Google pelos termos escolhidos, tomando o cuidado de notar em cada busca qual a quantidade de sites contém o termo e também se o termo aparece no domínio dos sites da primeira página.

Veja essa imagem de uma busca pelo termo batata frita:

Como Otimizar seu BLOG - SEO

Como pode ser visto na imagem, a busca retornou 282 mil resultados, um número relativamente baixo. Além disso, os sites da primeira página não continham o termo batatas fritas, o que é muito bom para você, porque se você registrar um domínio que contenha o termo batatas fritas, e utilizar as dicas que estou colocando neste blog, é bem provável que consiga colocar seu site na primeira página de buscas por esse termo.

Então, após fazer as buscas pelos três termos relativos ao seu produto ou serviço e compará-los levando em conta a quantidade de sites que contém cada termo e se os resultados da primeira página contêm o termo pesquisado no domínio, você deve decidir qual é o melhor termo, ou seja, qual deles, se bem trabalhado, pode colocar seu site na primeira página das buscas. Ao escolher os três termos para sua pesquisa, tome cuidado para não escolher um termo que é pouco utilizado pelos usuários quando querem encontrar seu produto ou serviço na internet. Para não cometer esse erro, você pode utilizar o Google Trends. Falarei mais sobre o Google Trends nos próximos posts, então assine os feeds ou as novidades por email aqui do blog para não perder as dicas.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Domínio

Escolha bem o domínio

A primeira coisa a se pensar, antes de criar um blog, é no domínio. Para quem não sabe, domínio é o nome que o visitante precisará digitar no navegador web para entrar em seu blog. Então, um domínio deve ser muito bem pensado, ele deve ser fácil para o usuário memorizar e digitar, mas outro fator que você não pode esquecer-se na hora de registrar um domínio web, é que os domínios contam pontos para os mecanismos de busca. Por exemplo, se você vende batatas fritas ou pretende falar sobre isso em seu blog pessoal, não seria muito inteligente registrar um domínio com seu nome pessoal, tipo “AndersonMakiyama”. Seria muito mais prudente registrar algum domínio do tipo: batatasfritas.com, batatasfritas.net, blogbatatasfritas.com, etc, etc. Notaram que em todos os domínios que eu sugeri, o termo “batatas fritas” está presente? Fiz isso propositadamente. Os mecanismos de busca somam pontos para seu site quando o termo buscado por algum usuário, consta no nome do domínio, e quanto mais pontos seu blog somar, mais chances ele terá de aparecer na primeira página dos resultados de buscas.

Uma vez decidido qual será o termo que você focará, fica mais fácil decidir qual será seu domínio. A extensão do domínio não importa muito, o mais importante é que o termo ou palavra-chave esteja contido no próprio domínio. Caso o termo seja duas ou mais palavras, você pode registrar um domínio que contenha as palavras todas juntas ou separadas com hífen, ambas as formas são equivalentes aos olhos do buscador Google. Por exemplo, o meu domínio eu escolhi livroseo.net porque este domínio estava disponível para registro, caso ele não estivesse, eu poderia tentar outra extensão ou o domínio com as palavras separadas por hífen, assim: livro-seo.extensão.

O ideal, caso seja possível, é registrar o domínio exatamente como o termo escolhido, por exemplo, se você escolheu o termo batatas fritas, uma boa idéia seria registar batatasfritas.extensão ou batatas-fritas.extensão. Note que existem várias extensões, caso o domínio .com.br não esteja disponível, você pode ainda consultar o: .com, .net, .org, .ws, .net.br, .blog.br, etc.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Configurando o BLOG WordPress

Vou subentender que você já registrou seu domínio, já contratou uma hospedagem web e está com o seu blog instalado, agora é hora de configurar seu blog. Veremos a seguir como configurei meu blog para colocá-lo na primeira página de resultado das buscas do Google. Falarei mais sobre o WordPress num próximo artigo, não vou abordar esse tema aqui neste post porque foge do tema principal.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Título

Coloque o mesmo termo que você escolheu para o domínio no título do blog, no meu caso eu escolhi o termo livro seo, portanto coloquei o título do meu blog como Livro Seo. Quando um termo de busca está no título da página, essa página tem mais chances de aparecer nos primeiros resultados de buscas. Para alterar o título do blog acesse o painel de gerenciamento dele, vá até a seção Settings (Configurações) e clique no item General. No campo Site Title coloque o termo que você escolheu.

No campo Tagline coloque uma breve descrição sobre o teu blog, isso também ajuda.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Desbloqueie os Motores de Busca

Por padrão, quando você instala o blog WordPress, ele bloqueia os motores de busca, isso é péssimo, visto que são os motores de busca que indexam as páginas do nosso site em seus bancos de dados. Para desbloquear os mecanismos de busca, ainda na seção Settings, clique em Privacy e marque a primeira opção: “I would like my site to be visible to everyone, including search engines (like Google, Bing, Technorati) and archivers”. Veja na imagem:

Não se esqueça de clicar no botão “Save Changes” para salvar as alterações.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Use URLs Amigáveis

Por padrão, o WordPress utiliza links semelhantes a esse: http://dominio/?p=123. Porém, esse não é um link ou url que favoreça os visitantes e nem os mecanismos de busca. Para resolver isso, ainda na seção Settings, clique em “Permalinks”, selecione a opção “Custom Structure” e no campo de texto, digite o seguinte: %postname%. Veja a imagem:

urls amigáveis no blog

Uma vez que você fez isso, os links passarão a ser: http://dominio/nome-do-post, onde nome-do-post será o nome do artigo ou post que você criou no blog. Mas, para que, tudo isso? Bem, além de facilitar para o usuário decorar um link desse tipo e saber do que o post se trata apenas olhando para o link, ter os termos de busca no url do artigo, também somará mais pontos para seu blog nos mecanismos de busca e poderá trazer mais visitantes para ele. Em alguns tipos de blogs também é interessante que a categoria apareça nos links, para isso basta colocar o seguinte código no campo “Custom Structure”: %category%/%postname%. Agora o blog gerará links assim: http://dominio/nome-da-categoria/nome-do-post. Não se esqueça de sempre clicar no botão “Save” para salvar as alterações.

Como Otimizar seu BLOG – SEO: Socialize-se

Muitos blogs ficaram famosos graças aos meios sociais online, tais como: Twitter, Facebook, Orkut, Youtube, grupos de diversas empresas, comunidades, forums, etc., etc. Para quem está querendo ser conhecido online, ou pelo menos querendo que seu blog seja bem conhecido, se cadastrar nesses meios sociais é uma ótima idéia. Por exemplo, além de criar um perfil no orkut, você também pode criar uma comunidade para seu blog lá, bem como participar ativamende de outras comunidades que falam sobre o assunto do seu blog e divulgar seu blog quando permitido. Que tal participar de grupos que falam sobre o mesmo assunto do teu blog e divulgá-lo neles? Os sistemas de grupos mais conhecidos são:

http://www.grupos.com.br
http://br.groups.yahoo.com
http://groups.google.com.br

Que tal procurar no Google por forums que falam sobre o assunto do teu blog e sempre que possível divulgar o seu próprio blog? Que tal procurar no Google outros blogs que falam sobre o mesmo assunto do seu, ou mesmo assuntos relacionados? Note que a maioria dos blogs permite comentários com um link para o teu site ou blog. Nunca deixe de preencher o campo site ou blog quando for deixar um comentário. Saiba que além dos usários que clicam e acessam o teu site diretamente, ter links em outros blogs com assuntos semelhantes, apontando para teu blog, soma pontos para seu pagerank. Que tal procurar no Google por classificados grátis e divulgar teu blog gratuitamente nesses websites? Vou sugerir dois sistemas para você anunciar seu blog ou site gratuitamente:

http://ClassificadosGratis.ws
http://www.vivastreet.com/

Amigo(a), como eu havia dito em uma parte deste artigo, SEO é uma ciência, o que eu falei aqui é apenas uma pequena parte, mas é válida, seguindo as dicas que aqui publiquei, com toda certeza seu site ou blog estará mais otimizado que os sites e blogs da maioria dos donos de sites que vejo espalhados pela internet. Como otimização SEO é um assunto bem abrangente, irei de vez em quando estar escrevendo novos artigos com novas dicas sobre este fascinante tema.

Até o próximo post aqui no Ganhar Dinheiro BLog!

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

7 Comments

You can post comments in this post.


  • É meu amigo, SEO é mesmo uma ciência, kkk

    O artigo ficou exemplar, um dos melhores que já lí sobre SEO

    Fabricio do Fazer Site 4 anos ago Reply


    • Com certeza, o que expús neste artigo é apenas uma fatia do bolo, mas uma fatia é uma fatia, sem ela o bolo fica incompleto. rs. Entender de otimização de sites/blogs é imprescindível para todo probloguer e mantenedor de sites na internet.

      Anderson Makiyama 4 anos ago Reply


  • Foi otimo seu comentario. Um blogueiro havia me dito para estudar bem Seo e vejo que tenho muita coisa p aprender, valeu.

    Rinaldo gomes 4 anos ago Reply


  • I like the helpful info you provide in your articles.
    I’ll bookmark your weblog and check again here frequently.
    I am quite sure I’ll learn lots of new stuff right here!

    Good luck for the next!

    google 3 anos ago Reply


  • boa não, ótima postagem valeu mesmo me clariou e muito minhas idéias

    enio 3 anos ago Reply


  • Parabéns pelo belo artigo

    Realmente o Google Analytics é uma das melhores ferramentas que eu uso…
    A formatação de textos em SEO e otimização de palavras-chave é um grande diferencial, pois isto define sua localização em meio a outras páginas nos buscadores.

    Ademir 2 anos ago Reply


  • Sem sombra de dúvidas esse foi um excelente artigo amigo,
    esclareceu todas minhas dúvidas

    Abraços,
    Sucesso!

    Fernando Goncalves 2 anos ago Reply


Post A Reply