Como Ganhar Dinheiro com Hospedagem de Sites

Como Ganhar Dinheiro com Hospedagem web

Cada vez mais as pessoas estão investindo em websites, divulgação e comércio online. Toda essa demanda requer servidores de hospedagem web, onde os websites e todos os seus conteúdos (imagens, banco de dados, vídeos, documentos, etc) serão armazenados. Mas Como Ganhar Dinheiro com Hospedagem de Sites? A resposta é simples, revendendo hospedagem web.

Para iniciar uma revenda de hospedagem web, você não precisa ter nenhum conhecimento avançado sobre gerenciamento de servidores web, não precisa ter conhecimento sobre linux, não precisa ter conhecimento sobre programação web, e finalizando, não precisa ter nenhum conhecimento avançado sobre nenhuma tecnologia. Isso se deve ao fato de que existem empresas que oferecem o serviço de Revenda de Hospedagem Web e também oferecem suporte para seus clientes. O processo para ser um revendedor de hospedagem web é simples. Vejamos um exemplo:

1- Você contrata um determinado espaço de HD, vamos supor que seja 50GB de HD por R$50,00/mês.
2- Junto com a revenda vem um painel de gerenciamento da sua conta de revendedor chamado WHM.
3- Com o WHM você pode criar planos de hospedagem web, por exemplo: planos de 1GB, planos de 500MB, planos de 100MB, etc.
4- Uma vez criados os pacotes de planos, é só efetuar as vendas para seus próprios clientes e quando um cliente contratar um determinado plano, você acessa o WHM novamente e cria lá a conta do respectivo cliente com o respectivo plano.
5- Sempre que você cria uma conta, o WHM exibe os dados para acesso ao Cpanel e FTP, esses dados, você deve enviar para o seu cliente. Seu cliente, com posse dos dados de acesso a conta criada para ele, poderá acessar o painel de controle e publicar o site dele.

Caro leitor, não se assuste se parece meio complicado o que foi descrito por mim acima, note que apenas fiz uma explanação geral, mas no decorrer deste artigo, vou abordar passo a passo e com detalhes, como você deve proceder em cada etapa para montar sua revenda de hospedagem e começar a ganhar dinheiro com ela.

Como Ganhar Dinheiro com Hospedagem de Sites: Fornecedores

O primeiro passo é decidir-se qual fornecedor da Revenda de Hospedagem Web você vai escolher para alugar ou fazer a assinatura do plano de revenda. Para facilitar este processo, listo abaixo algumas empresas que oferecem este tipo de serviço com qualidade e a preços bem acessíveis. Vejam:

HostGator – http://melhor.ws/go/hostgator
HostDime – http://melhor.ws/go/hostdime

Ambas as empresas citadas acima possuem excelentes planos de revenda de hospedagem. Para assinar alguma hospedagem, acesse um dos links acima, faça seu cadastro e assine o serviço de Revenda de Hospedagem que melhor se adequar a teu perfil. Note que quanto mais HD o plano tiver, mais contas você conseguirá criar na revenda e naturalmente mais clientes poderá hospedar. Durane o processo de assinatura de Revenda de Hospedagem, caso você ainda não tenha um domínio, você poderá registrar um domínio na própria fornecedora da revenda de hospedagem web, ou ainda, registrar o domínio em outro lugar e apenas alterar os dns. Contudo, para quem está começando nessa área e não entende muito sobre o assunto, aconselho que registre o domínio na mesma empresa onde irá assinar a revenda de hospedagem.

Publicando teu site de Hospedagem Web

O WHM só permite você gerenciar as contas mas não gerencia o financeiro. Se você não possui um site para vender e gerenciar as assinaturas dos clientes, terá de fazer um ou comprar um pronto. Para quem quer comprar, indico este aqui: Comprar Gerenciador de Assinaturas Online, que está com um preço super acessível.

Tendo o website de assinatura de hospedagem web prontinho, com os serviços e os botões de pagamento devidamente configurados, é hora de publicar seu website. Lembra que ao assinar a Revenda de Hospedagem, contas Cpanel e FTP já foram criadas automaticamente pela empresa fornecedora? Pois bem, é hora de acessar sua conta FTP, para isso lhe aconselho a utilizar o cliente FTP Filezilla (http://filezilla-project.org). Baixe o Filezilla Client no url acima e instale-o em seu computador. Para acessar o FTP remoto, você deve alimentar o Filezilla com os dados de acesso FTP fornecidos a você pela empresa que você contratou a Revenda de Hospedagem. Veja uma imagem do Filezilla:

Como Ganhar Dinheiro com Hospedagem de Sites

Caso tenhas qualquer dificuldade com a conexão FTP, não hesite em contactar a empresa que você contratou a Revenda de Hospedagem, é responsabilidade deles lhe dar suporte nessa área.

Uma vez conectado ao FTP, você deve acessar a pasta public_html, para isso dê um duplo clique sobre esta pasta. A pasta ou diretório public_html é a raiz pública do site, ou seja, tudo que estiver dentro desta pasta estará acessível para os usuários web. Para quem não entende nada de criação de sites e está se aventurando nessa área seguindo minhas dicas, vai mais uma dica importante: não se esqueça que a primeira página de seu website (a página principal) deve se chamar index.html ou index.php, visto que é um desses arquivos que o servidor irá procurar quando algum visitante acessar seu domínio. Para enviar o site de seu computador para o servidor remoto basta arrastá-lo para dentro da pasta public_html na janela do Filezilla. Caso seu website possua vários arquivos, aguarde até a conclusão do envio de todos eles antes de fechar o cliente FTP.

Depois que enviar seu website ele já deveria estar disponível para o mundo. Faça um teste para ver se tudo ocorreu conforme o esperado, acesse seu domínio e verifique possíveis não conformidades. Lembre-se que a hora de descobrir erros e concertá-los é exatamente agora. Visite todos os links do seu site, verifique se estão corretos, clique nos botões de compra, veja se os preços e os descritivos dos serviços e produtos estão corretos. É melhor você descobrir o erro antes que seu cliente descubra-o e crie uma imagem ruim do seu site. Caso tenha ocorrido algo estranho e que você não consiga consertar, procure algum amigo webmaster e peça ajuda a ele para resolver teu problema, muitas vezes são erros bobos que a falta de conhecimento tornam impossíveis de solução.

Como Usar o Painel WHM

Ambas as empresas sugeridas aqui nesse artigo trabalham com o painel WHM (Web Host Manager). Como o nome sugere, trata-se de um gerenciador de hospedagem, mais propriamente dizendo, de um gerenciador de revenda de hospedagem. Para início de conversa, é importante deixar bem claro as diferenças entre o WHM e o Cpnael.

Somente o administrador da revenda tem acesso ao painel WHM, já o Cpanel, cada cliente terá seu próprio Cpanel para poder gerenciar sua conta de hospedagem. O WHM é onde você irá criar os planos de hospedagem, definir seus limites de: HD, Banda de transferência, contas ftp, contas de email, subdomínios, etc. Também é no WHM que você irá criar as contas dos clientes, mudar os planos de hospedagem deles, suspender ou ativar as contas (recurso muito útil quando o cliente não paga ou atrasa o pagamento).

Vejamos como fazer as coisas no WHM passo a passo, mas antes, lembre-se de acessar seu painel whm digitando após o seu domínio /whm, exemplo: http://dominio/whm, e efetuando login com os dados de acesso ao WHM informados pela empresa que você contratou a revenda de hospedagem.

Criando Pacotes de Hospedagem

Na seção Packages temos as seguintes opções:
– Add Package – Para adicionar novos pacotes de hospedagem web
– Edit Package – Para editar um pacote de hospedagem web já existente
– Delete Package – Para excluir um pacote de hospedagem.

Vamos criar nosso primeiro plano de hospedagem:
1- Clique no primeiro link Add Packages para criar seu primeiro plano de hospedagem web.
2- Na próxima tela você terá os seguintes campos para preencher:

a) New Package Name – Digite o nome do plano, te aconselho a colocar um nome sugestivo, para que só olhando o nome do plano você já saiba quais suas configurações.
b) Quota (MB) – Quantidade de espaço HD em Megabytes.
c) Bandwidth (MB) – Banda de Transferência Mensal em Megabytes.
d) Max FTP Accounts – Número máximo de contas FTP. Aconselho que coloque um número alto como, por exemplo, 999, isso será mais que suficiente para seus clientes.
e) Max Email Accounts – Número máximo de contas de email, 999 é um bom número também para esse campo.
f) Max Email Lists – Número máximo para envio de lista de emails. Esse campo é importante; um detalhe que não falamos ainda neste livro é sobre o limite de envio de emails por hora, limite esse que existe em ambas as empresas sugeridas neste livro. Se um cliente exceder o limite de envio de emails por hora que cada empresa estipula (favor entre em contato com a empresa em questão e pergunte-a qual é esse limite) a conta dele é automaticamente suspensa, devendo você se reportar para o fornecedor da revenda explicando o motivo do abuso e garantir a ele que o mal feito não mais ocorrerá. Por que há esse limite? Bem, o envio de emails em excesso torna o servidor lento, e como estamos trabalhando com servidores compartilhados, todos os clientes da empresa que estiverem no mesmo servidor sofrerão com o abuso do teu cliente. Então, digamos que o limite máximo de envio de emails por hora seja de 300, e um de teus clientes enviar uma lista de email com 400 emails, certamente terá a conta dele suspensa visto que excedeu o limite máximo permitido. Com base nisso, aconselho a colocar um valor não superior a 100 nesse campo.
g) Max Databases – Número máximo de base de dados, 999 será suficiente para a maioria dos teus clientes.
h) Max Sub Domains – Número máximo de subdomínios, 999 também é um bom número aqui. Para quem não sabe, subdomínio é um nome abaixo do domínio, por exemplo, dado o domínio melhor.ws um subdomínio poderia ser meusub.melhor.ws ou thebest.melhor.ws
i) Max Parked Domains – Número máximo de domínios que poderão abrir o mesmo site. Aqui pode colocar 999 que é um bom número também.
j) Max Addon Domains – Número máximo de domínios adicionais, esses domínios adicionais poderão abrir sites distintos sob o mesmo Cpanel. Eu também coloco o número 999 nesse campo.
k) As outras opções são referentes à preferência, eu costumo deixar os campos Frontpage Extensions (Extensões do Frontpage) e CGI Access desmarcados (nunca tive clientes que pediram esses recursos). cPanel Theme é o tema do cpanel de sua preferência, há ainda a opção Locale onde seleciono Português do Brasil, obviamente.

Você pode criar vários pacotes, tenha em mente que criar os pacotes não ocupa espaço da revenda, o espaço só é reservado quando você cria a conta do cliente. A quantidade de contas que você poderá ter em uma revenda dependerá das configurações do Pacote, por exemplo, se você contratou uma revenda com 50 GB HD e 500 GB Transferência e criar pacotes de 1GB HD com 10GB, coseguirá criar 50 contas. Note que você, por lógica, deve sempre manter a proporção HD e Banda. Se um cliente exceder o HD ou a Banda, a conta será suspensa até que você migre a conta dele para um plano superior.

Criando as contas dos Clientes

A conta do cliente deve ser criada após a confirmação do pagamento da hospedagem web, e para isso, siga esse passo a passo:

1- Na seção “Account Functions” clique no link “Create a New Account”.
2- Na tela de criação de conta o primeiro campo a ser preenchido é o Domain. Ao preencher o campo domain o sistema já sugere um username, você pode aceitar a sugestão ou alterar à seu gosto.
3- A senha obedece alguns critérios de segurança, portanto o mais adequado é clicar no botão “Password Generator” para que o próprio sistema gere uma senha para você.
4- No campo email informe o email do cliente, este email será utilizado pelo sistema para comunicação com o usuário.
5- Na seção Package selecione o pacote ou plano de hospedagem web que o cliente contratou de você. Caso o plano desejado esteja vermelho, é porque não há mais recursos (HD ou Banda) para criar contas neste plano. Veja a imagem:

como usar o painel WHM

6- Após preencher os demais campos, clique no botão “Create” (fica lá embaixo).
7- Agora o sistema irá exibir os detalhes da conta recém criada. Os dados mais importantes são:

| Domain: dominio
| Ip: ip aqui
| UserName: usuario
| PassWord: senha
| Name Server 1: ns1.dominio
| Name Server 2: ns2.dominio

Domain é o domínio que você informou durante a criação da conta. IP é o ip do servidor, este ip pode ser utilizado pelo cliente para ir enviando o site enquanto o domínio não estiver ativo. UserName é o login para o usuário acessar o Cpanel e o FTP. PassWord é a senha tanto para o Cpanel quanto para o FTP. Name Server 1 e 2 são os DNS necessários para apontar o domínio para o seu servidor de hospedagem. Copie as informações geradas pelo WHM e envie-as para o respectivo cliente via email. Lembre-se de informar ao cliente que estes dados dão-no accesso tanto ao cpanel (dominio dele/cpanel) quanto ao FTP.

Pronto, agora você acabou de criar sua primeira conta. Quando novos clientes contratarem seus serviços de hospedagem web, basta repetir esse processo, tomando o cuidado de selecionar o plano correto, é claro.

Suspender / Reativar uma Conta

Poder suspender uma conta é um recurso indispensável para quem trabalha com hospedagem de web sites. Imagine que o cliente não pagou, ou atrasou o pagamento da conta de hospedagem dele, o que fazer? Simples, suspende a conta até que ele efetue o pagamento. Entenda que Suspensão não é excluir a conta, mas torná-la inacessível, assim sendo, os visitantes do site do cliente não conseguirão acessar o mesmo. Suspender e reativar uma conta no WHM é muito simples, veja como:

1- Na seção “Account Functions” clique no link “Suspend/Unsuspend an Account”
2- Clique sobre o domínio que deseja suspender para selecioná-lo e clique no botão “Suspend”.
3- Agora é só esperar a conclusão do processo de suspensão e pronto, a conta estará inacessível, tanto para o cliente como para os visitantes do site dele.

Para ativar uma conta é só repetir o processo acima e invés de clicar no botão “Suspend”, clique no botão “Unsuspend”, aguarde a finalização do processo e pronto, a conta estará novamente acessível.

Excluindo Contas

Caso o cliente não queira mais os seus serviços de hospedagem web é hora de excluir a conta dele. No WHM, excluir uma conta também é muito fácil, veja:
1- Na seção “Account Function” clique em “Terminate an Account”.
2- Clique sobre o domínio da conta para selecioná-lo.
3- Clique no botão “Terminate” e aguarde o processo de exclusão da conta.

Uma vez que a conta é excluída, o espaço HD e Banda que haviam sido reservados para ela, estarão novamente disponíveis para novas contas automaticamente. Tome cuidado ao excluir uma conta, os dados que estavam hospedados nela não poderão ser recuperados após a exclusão. Entre em contato com a empresa que você contratou a revenda e informe-se sobre o processo de backup deles. Algumas empresas fazem backups diários, outras semanalmente, entre outros períodos.

Alterar senha da Conta

Como já foi dito aqui neste livro, uma vez que a conta é criada, o cliente terá acesso FTP e Cpanel com os mesmos dados de acesso. Mas como alterar a senha da conta caso o cliente perder sua senha? Simples, veja:

1- Ainda na seção “Account Functions” clique no link “Password Modification”
2- Clique sobre o domínio da conta para selecioná-lo.
3- Digite uma nova senha e confirme-a, ou melhor ainda, clique no botão “Password Generator” para que o sistema gere uma senha segura para você. Lembre-se de copiar a senha e manter ela em local seguro.
4- Clique no botão “Change Password” e pronto, agora o usuário dessa conta irá precisar dessa nova senha para acessar o Cpanel e FTP.

Modificando o Plano de Uma Conta

Não raro, os clientes irão querer modificar o plano deles, seja porque o site cresceu e está consumindo mais recursos, seja porque querem mais Banda, mais HD, etc. O fato é que você pode alterar o plano de uma determinada conta através do WHM de forma muito simples. Veja:

1- Na seção “Account Functions” clique sobre o link “Upgrade / Downgrade an Account”.
2- Selecione o domínio da conta a ser modificada e clique no botão “Modify”.
3- Na próxima tela escolha um novo plano para a conta e clique em “Upgrade / Downgrade”.

Você pode modificar o plano atual de uma conta para um plano superior ou inferior, ficando a critério do cliente. Caso o cliente peça-lhe um plano que você não tenha cadastrado ainda, bastará cadastrá-lo primeiramente e depois modificar o plano atual para esse novo plano recém criado.

Listar todas as contas

Listas as contas que você criou no WHM é fácil, para isso siga esses passos:
1- Na seção “Account Information” clique no link “List Accounts”.
2- Na listagem das contas, à esquerda haverá um sinal de mais (+), clicando sobre esse sinal você poderá alterar a senha e o email de cada conta de forma muito prática.

Há outros links e opções noWHM, mas os mais importantes foram esses que abordei acima. Veremos a seguir as principais funções do Cpanel, continue lendo.

Como usar o cPanel

Conhecer o mínimo que seja o Cpanel é interessante para quem vai trabalhar com Revenda de Hospedagem, visto que muitos clientes poderão fazer perguntas sobre tal painel de gerenciamento. Cada conta que você cria no WHM terá seu próprio painel de controle Cpanel. No Cpanel o cliente poderá executar várias tarefas na conta de hospedagem dele, veremos a seguir as funções mais importantes do Cpanel. Lembre-se sempre que para acessar o Cpanel você deve digitar em seu navegador web: domínio/cpanel, onde domínio deve ser substituído pelo domínio em questão. Lembre-se ainda que o login e senha para acessar o Cpanel foram configurados por você durante o processo de criação da conta no WHM.

Criar contas de Email

Ter emails é essencial para quem tem algum negócio online. O email é uma forma de contato preferida por muitos clientes, então, certamente você precisará criar emails, senão para você, talvez para seus clientes. Veja como criar emails no Cpanel:

1- Ao acessar o CPanel, na seção “Correio”, clique em Contas de Email.
2- Na próxima tela é só informar o email a ser criado, a senha e o espaço HD máximo que este determinado email pode utilizar. É sempre aconselhável excluir emails antigos para que a conta de email não exceda seu limite, se isso ocorrer, o usuário não receberá os próximos emails.
3- Repita o processo até criar todas as contas de email necessárias.

Outro detalhe sobre contas de email é que para acessar o email o usuário pode utilizar o webmail ou configurar o outlook, thunderbird ou outro gerenciador de contas de emails. Para acessar o email via webmail o usuário deverá digitar em seu navegador: domínio/webmail, tomando o cuidado de substituir domínio pelo domínio dele, obviamente. Para quem vai configurar algum cliente de email, utilize como servidor, tanto para imap quanto para smpt o seguinte padrão: mail.dominio, trocando domínio pelo respectivo domínio da conta.

Alterar senha da Conta

Além do revendedor poder trocar a senha da conta através do WHM, utilizando-se do Cpanel, o próprio cliente poderá efetuar a alteração da senha da conta. Para isso, na seção “Preferências”, clique no link “Alterar Senha”. Na próxima etapa digite a senha antiga no primeiro campo, no próximo campo digite a nova senha, confirme e clique em “Alterar sua senha Agora”. Note que uma vez alterada a senha, a senha de acesso FTP principal também será alterada.

Criar Banco de Dados

A maioria dos websites de empresas utiliza banco de dados, adquirindo uma das revendas vistas nesse livro, você também poderá oferecer Banco de Dados Mysql para seus clientes. Claro que será seu próprio cliente quem irá criar os bancos de dados dele, mas é interessante você saber como fazer isso caso algum cliente venha a lhe perguntar sobre isso. Veja como criar um banco de dados a partir do Cpanel.

1- Na seção “Banco de Dados“ clique no link “Banco de dados Mysql”;
2- No campo “Novo banco de dados” digite um nome para o banco e clique em “Criar Banco de dados”.

3- Após criar o banco de dados você deve criar um usuário para o banco, isso é feito nesta mesma tela em “Usuários Mysql”. Veja:

como usar o cpanel

Você precisa digitar o nome do usuário, digitar a senha, confirmar a senha e clicar no botão “Criar Usuário”.
4- Você criou o banco e criou o usuário, porém ainda falta uma etapa que é anexar ou adicionar o usuário ao banco, isso também é feito nesssa tela, veja:

tutorial cpanel

Selecione o usuário e o banco que você deseja anexar a ele clicando no botão “Adicionar na Seqüência”. Na próxima tela selecione todas as permissões e conclua o processo. Não irei me estender aqui, pois não é o foco deste livro, mas caso você queira mais informações sobre criação de tabelas, programação php, bando de dados, e temas relativos, sugiro que visite meu site específico sobre este assunto no url: http://Fazer-Site.net

Instalando um blog

O Cpanel possui um instalador de scripts chamado Fantástico, com ele você pode fazer a instalação do blog WordPress em sua conta de hospedagem de forma muito fácil. Veja como fazer isso passo a passo:

1- Após fazer login no CPanel, na seção Softwares/Services, clique sobre o link Fantástico de Luxe.
2- Na tela dos scripts disponíveis, na seção blogs, clique sobre WordPress
3- Na tela de configuração da nova instalação, clique sobre o ícone: New Installation
4- Na nova tela, as opções disponíveis são as seguintes:

a) Install in directory – Aqui você deve definir em qual diretório quer que o blog seja instalado. Deixe em branco para que o blog seja a página inicial do domínio.
b) Administrator-username – Nome de login do administrador
c) Administrator-username – Senha do administrador do blog
d) Admin nickname – Nome de exibição do usuário administrador
e) Admin e-mail – O email do aministrador do blog
f) Site Name – Nome do blog
g) Description – Breve Descrição do blog.

Após preencher os campos acima, clique no botão Install WordPress

5- Na próxima tela o sistema irá exibir as configurações, clique em “Finish Instalation” para concluir a instalação do WordPress.
6- Aguarde a conclusão do processo acima e pronto, isso é tudo, seu blog já deveria estar pronto para uso.

Para acessar o painel do blog recém instalado, basta digitar dominio/wp-admin, tomando o cuidado de substituir domínio pelo url completo do blog, obviamente.
Para mais dicas sobre o blog WordPress visite meu site específico sobre isso no url: http://Fazer-Site.net

Conclusão

Oferecer hospedagem web é interessante pelo fato de que todo mês ou todo ano, o cliente irá renovar o serviço, gerando assim dinheiro contínuo para você. O WHM permite a você suspender uma conta a qualquer momento com apenas alguns cliques, recurso este muito útil para casos onde o teu cliente atrase o pagamento. Assim sendo, quando ele, o cliente, pagar, você volta ao painel WHM e reativa a conta novamente.

Através do cPanel o cliente terá uma vasta gama de recursos para poder gerenciar a conta de hospedagem dele.

Até o próximo artigo aqui no site Ganhar Dinheiro Blog

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

3 Comments

You can post comments in this post.

Post A Reply