Como Fazer para Ganhar Dinheiro com um Blog

Muitas pessoas têm me enviado e-mail ou entrado em contato comigo de alguma outra maneira perguntando sobre nichos, quais os melhores nichos para ganhar dinheiro com um blog, sobre qual tema escrever em um blog, etc.

Atualmente percebo que existem nichos específicos que a uma primeira vista são mais rentáveis simplesmente pelo fato de haver bastante buscas por eles. Por exemplo, é sabido que há muitas buscas por “jogos online”, então a priori esse seria um nicho rentável e poderia ser uma boa escolha de como fazer para ganhar dinheiro com um blog. Todavia há de se dizer que há outras variáveis envolvidas, não unicamente a questão da quantidade de buscas por determinado tema.

Mesmo que “jogos online” seja um nicho bastante procurado, você precisa considerar várias outras coisas, e neste artigo falarei sobre alguns destes quesitos a se levar em consideração antes de escolher definitivamente o nicho sobre o qual o seu blog será.

como fazer para ganhar dinheiro com um blog

Qual o Melhor nicho de negócio para criar um blog e ganhar dinheiro

Então vamos lá, veja abaixo alguns fatores importantes e que podem ser decisivos quanto a seu fracasso ou sucesso na tarefa de ganhar dinheiro com seu blog ou site:

  • Quantidade de Buscas pelo Nicho

    Uma das primeiras coisas que alguém que quer ganhar dinheiro com um blog deve considerar é a procura (lei da oferta e da procura?) pelo seu produto (que nesse caso é o assunto sobre o qual o blog fala). Por exemplo, se você montar um blog bastante legal sobre o tema “Criação de formigas em casa”, como ninguém escreve sobre esse tema você se tornará autoridade sobre ele rapidamente. Porém não haverá ninguém procurando sobre isso, quem afinal tem interesse em aprender sobre “criação de formigas em casa”? Então, não adianta escrever sobre um nicho que ninguém tem interesse, pois você simplesmente não terá acessos e fatalmente não conseguirá ganhar dinheiro algum. Entendeu?

    Para saber se há interesse por parte dos internautas em determinado nicho ou tema basta fazer uso da ferramenta “Planejador de Palavras-Chave” que é oferecida gratuitamente pelo Google (o Trends também é interessante para ver o interesse ao longo dos anos, se aumentou ou diminuiu).

    Agora veja bem, se você verificar que há poucas buscas pelo termo escolhido não significa que não há interesse no nicho de negócio. Portanto, no Planejador de Palavras-Chave do Google, configure para exibir primeiro os termos com maior número de buscas. Isso poderá fazer a ferramenta exibir temas relativos ao seu nicho e que tenham um bom número de buscas todo mês.

    Por exemplo, embora não houvesse nenhum interesse no tema “Criação de formigas em casa”, notei que existia algum interesse sobre “como matar formigas”. Então a ideia aqui é você focar o site para as principais palavras-chave e depois, se quiser, pode adicionar posts sobre outros temas relativos, não há nenhum problema nisso. Por exemplo, utilizando o nosso exemplo, você poderia criar um blog dando mais valor ao tema “como matar formigas”, e também poderia criar alguns artigos sobre o tema “como criar formigas em casa”. Entendeu?

    O próprio planejador de Palavras-chave vai sugerir-lhe diversos outros temas relativos ao tema principal.


    Para quem não sabe, o Planejador de Palavras-Chave pode ser utilizado através do Google Adwords. Faça login no Google Adwords utilizando alguma conta do Google, no menu Ferramentas clique em Planejador de Palavras-Chave e pronto, eis que você estará diante dessa poderosa Ferramenta que a nós é disponibilizada gratuitamente pela Google.

  • Seu conhecimento sobre o Nicho

    Os novatos que querem ganhar dinheiro na internet acabam optando pelo tema “ganhar dinheiro na internet” para seus blogs, mas sem terem um real conhecimento sobre ele. De fato, “ganhar dinheiro na internet” é um tema muito buscado, mas se você não tem conhecimento sobre isso como você vai escrever bem sobre isso? E sem escrever bem, como você vai conseguir se destacar?

    Não adianta escolher o tema do seu blog com base apenas no número de interessados nele, é preciso considerar também o seu conhecimento. Ora, se você é um expert em música e quer aprender como fazer para ganhar dinheiro com um blog, acredito eu que o melhor nicho de blog para você montar é exatamente um blog sobre algum tema relacionado a música. Não parece meio óbvio?

    Se você é um expert em música é lógico que você terá muito o que compartilhar com seus leitores, é lógico que seu blog fará mais sucesso e é lógico que você poderá ganhar dinheiro escrevendo sobre isso.

  • Sua Paixão Conta Muito

    Imagine que você trabalhou vários anos numa contabilidade como contador, detém um vasto conhecimento sobre essa área, mas seu coração está em outro mundo. Digamos, por exemplo, que você seja apaixonado por gatos. De repente o mais interessante é montar um blog sobre gatos e não sobre contabilidade. Pois de repente você já esteja de saco cheio de contabilidade, então será muito difícil encontrar ânimo para escrever sobre isso em seu blog. Já escrever sobre gatos (sua paixão) será facílimo, as palavras surgirão automaticamente, você conseguirá escrever por amor sem nem notar que está a trabalhar.

    Montar um blog onde você pode escrever sobre o tema que você goste pode ser o divisor de águas, aquele que separa perdedores de vitoriosos. Já pensou como seria chato, tedioso e difícil ficar escrevendo sobre algo que você não aguenta mais ouvir falar sobre? Pois é, por isso que muitos dizem que quem monta um blog ou site unicamente com objetivo de ganhar dinheiro com ele acaba desistindo e fracassando antes mesmo de obter algum retorno financeiro.

  • A concorrência do nicho escolhido

    Outro fator importante a se analisar é a concorrência online do nicho de negócio escolhido. A análise pode ser feita de forma simples efetuando buscas no Google e analisando os sites da primeira página. Você pode analisar os sites da primeira página para as principais buscas que envolvem seu nicho desejado. Na análise você pode considerar o pagerank do site, os backlinks do site, o domínio (se casa exatamente com o termo buscado, extensão, etc), o dono do site (se é alguém popular online ou não), etc.

    A ideia é analisar a concorrência e optar pelo tema menos concorrido. Num nicho de negócio podem haver diversos subnichos ou temas, e escolher o tema menos concorrido em seu nicho de negócio fará o sucesso vir mais fácil. Entende?

    Analisar a concorrência pode também fazer você decidir a melhor escolha entre duas ou mais opções de nichos que você goste e esteja apto para escrever. Por exemplo, se você tem um bom conhecimento sobre “tocar piano” e sobre “criação de sites”, gosta de ambos e descobre que há bastante interesse nos dois temas, aí então a concorrência é que deve ser o fator decisivo.

Conclusão

Então, atualmente acredito que o correto é considerar estes quatro pontos “procura, conhecimento, paixão, concorrência” para descobrir o nicho certo para você. Assim sendo temos que cada pessoa tem um propósito nessa vida; como diz o ditado: “cada cabeça uma sentença”. Um nicho de negócio (um tema) que é ideal para mim pode não ser o ideal para você e vice-versa. Por isso é inviável dizer qual é o nicho certo para cada pessoa. É a própria pessoa quem deve descobrir isso com base nos fatores que eu citei neste artigo.

Agora, uma coisa é verdade, se você está escrevendo unicamente com intuito de ganhar dinheiro com um blog, de repente há maneiras mais fáceis de se ganhar dinheiro em vez de se criar um blog na internet. Geralmente quem envereda para a blogosfera é por prazer em escrever e compartilhar com os outros aquilo que pensa, sente e deseja. Se você é alguém que não gosta de ler, escrever e compartilhar o que sabe, muito raramente conseguirá ganhar algum dinheiro com um blog, salvo caso contrate um profissional gabaritado para escrever e gerenciar o blog para você.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

6 Comments

You can post comments in this post.


  • Anderson esses quatro requisitos parecem mesmo ser importantes para nós considerar-mos antes de sair feito louco criando um blog. Eu já cometí esse erro de criar um blog só querendo lucrar e é verdade mesmo, depois de algumas semanas eu tinha abandonado o site… mas hoje em dia estou estudando primeiro antes de sair enlouquecidamente criando sites.

    Rogério 2 anos ago Reply


    • Rogério, é isso aí mesmo!

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


  • Parabéns Anderson, excelente artigo!

    Marcos Martins 2 anos ago Reply


    • Marcos, obrigado!

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


  • Atualmente eu consigo ganhar dinheiro em 4 nichos distintos.

    Mas eu comecei focando em um nicho só…. foi esse foco que me deu estrutura para expandir.

    Mas também acho que o foco e trabalho em uma só atividade, inicialmente pode fazer uma grande diferença!

    Abraços!

    Everton Dias 2 anos ago Reply


  • Até hoje não consigo ganhar nada com blogs, mas o seu conteúdo é motivador.

    Vera 6 meses ago Reply


Post A Reply