Como fazer Backup do Blog e Desativar Atualizações automáticas

As atualizações automáticas fazem atualizar seu blog sem requerer que você faça solicitação do serviço. Esse é um recurso que foi adicionado nas últimas versões do blog WordPress. O objetivo é deixar seu blog sempre seguro e atualizado, até aí nada de mal, mas acontece que essa atualização automática pode acabar por um azar danificando seu banco de dados. Se você faz backup diário de seu blog, não há por que se preocupar, mas caso negativo, é interessante desativar o recurso de atualização automática.

Uma vez aconteceu comigo um sinistro, aconteceu que a atualização automática estava ativa mas durante o processo de atualização houve algum problema que desconheço, e o resultado final foi a exclusão do banco de dados de um blog meu. Acessando o painel de controle da conta de hospedagem pude ver que o banco estava limpo, só haviam as tabelas do WordPress mas nenhum conteúdo nela. Por essas e outras é interessante deixar desativado o recurso, que por padrão vem ativo.

Como desativar atualizações automáticas do blog WordPress

Para desativar a atualização automática você deve baixar o arquivo wp-config.php que está no servidor web que hospeda seu site, para seu computador. Note que esse arquivo fica dentro da pasta pública raiz public_html. Após baixar esse arquivo para seu computador, abra-o em algum editor de html, eu uso o DreamWeaver.

Então, em algum local no documento, dentro das tags do PHP, insira o código abaixo:

1
2
define('AUTOMATIC_UPDATER_DISABLED', true);
define( 'WP_AUTO_UPDATE_CORE', FALSE );
define('AUTOMATIC_UPDATER_DISABLED', true);
define( 'WP_AUTO_UPDATE_CORE', FALSE );

Feito isso, salve as alterações e reenvie o arquivo wp-config.php para o servidor web do seu site via FTP. Lembrando de substituir o arquivo lá existente pelo arquivo que você modificou.

Não estou dizendo que você não deva atualizar seu blog, é essencial manter o CMS atualizado, mas antes de fazer a atualização é preciso fazer um backup. O Backup é uma cópia de segurança de seu site, assim sendo, caso ocorra algum sinistro você poderá reinstalar o seu site utilizando os arquivos do backup.

Como fazer backup do site

Existem várias formas de se fazer backup de seu site, inclusive do banco de dados. Até o CMS WOrdpress já oferece uma ferramenta de exportação, acessível indo em Ferramentas >> Exportar. Isso permitirá você exportar todos os posts, páginas, categorias, etc. Ou seja, você exportará em um arquivo xml todo o conteúdo que é salvo no banco de dados. Se você está fazendo um backup apenas para atualizar o seu blog com mais segurança, gerar esse xml já é o suficiente. Contudo, é importante deixar claro que esse arquivo xml não contém as mídias que você fez upload, nem os plugins, nem o seu tema. Para ter um backup mais completo você precisaria, além de exportar o conteúdo para um xml, também baixar a pasta wp-content do seu servidor web remoto para o seu computador. A pasta wp-content possui todos os teus plugins, temas, uploads (imagens, vídeos, etc).

Nesse caso, caso ocorresse algum sinistro com o seu site, bastaria fazer uma nova instalação do zero, fazer upload da pasta wp-content que está no seu computador e depois, através do painel do blog importar o arquivo xml.

Fazendo Backup do blog pelo painel da Hospedagem

o Cpanel que é um painel de gerenciamento de hospedagem, presente na maioria das contas de hospedagem web Linux, permite você fazer backups facilmente. Lá há uma opção chamada full backup, que quer dizer backup total, ou seja: backup de todo o site, inclusive do banco de dados. Gerando esse backup, após alguns minutos ele estará disponível para download e você receberá um email contendo o link de download. Agora basta baixar o arquivo de backup completo para mantê-lo a salvo em seu computador. Note que arquivos de backup consomem espaço do HD da sua conta de Hospedagem, então após baixar o arquivo de backup, o ideal é acessar a sua conta de hospedagem através de um cliente FTP e excluir todos os arquivos de backups existentes lá. Mas como utilizar esse full backup Anderson? Caso algum sinistro ocorra com seu site, basta acessar o FTP e enviar o arquivo de backup para o servidor web remoto, após isso entre em contato com a empresa de hospedagem que hospeda o seu site e solicite a restauração do site através do full backup. Claro que você precisará enviar o link do arquivo de backup para o pessoal de suporte poder restaurar o site. Ah! nunca envie arquivos de backup ou qualquer outro arquivo pessoal para dentro da pasta public_html, pois tudo que está dentro dessa pasta é acessível por qualquer um através da internet, então o certo é enviar o arquivo de backup para fora dessa pasta.

Forma alternativa para fazer backup do banco de dados e para restaurar banco de dados muito grande

fazer backup do blog

Quando você possui um banco de dados muito grande, pode ser difícil trabalhar com ele, seja para baixá-lo para seu computador ou para restaurá-lo. Nesse caso você pode fazer uso de algum cliente Mysql Remoto. Antes de tudo você precisa acessar o seu painel de controle da hospedagem e liberar o Mysql Remoto adicionando o seu endereço de IP. Uma vez liberado, baixe o cliente Mysql-Font. Instale e abra o programa Mysql-Font, inicie uma nova conexão e informe o nome de usuário do banco de dados bem como a senha. Se você não souber qual é o usuário e a senha do banco de dados do WOrdpress, basta visualizar esses dados no arquivo wp-config.php, ali estão todos os dados necessários.

Após fazer a conexão ao servidor Mysql remoto, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o banco de dados que você quer fazer backup e selecionar a opção exportar >> sql. Na sequência escolha o local onde o arquivo será salvo no seu computador. Esse será o seu backup de banco de dados, contendo todas as tabelas e informações do seu blog. Para fazer a restauração de um banco de dados, o processo é semelhante, ou seja, conecte-se ao servidor mysql remoto utilizando o Mysql-Font, clique com o botão direito do mouse sobre o banco que será restaurado e selecione a opção Importar >> SQL. Na sequencia navegue até a pasta onde está o backup .sql do banco e abra-o para importação.

COnclusão

Então pessoal, com essas dicas você conseguirá facilmente efetuar o backup do seu blog. Lembrando que o ideal é estar fazendo backup do seu site periodicamente. Pois quanto mais atual for um backup, menos perdas você terá caso ocorra algum sinistro. Outra ideia é fazer o backup sempre que você modifica algo. Por exemplo, se você criou um novo artigo no seu site, exporte um novo xml de backup. Se você modificou o seu tema ou instalou novos plugins, baixe novamente a pasta wp-content. Fazendo assim você sempre terá em mãos uma cópia idêntica do seu site, pode fazer a restauração tranquilamente caso seu site seja hackeado.

Fica a dica e até o próximo post.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

Post A Reply