Como Descobrir Quem é Dono de um Site e Entrar em Contato com Ele

Quando você está navegando na internet e chega até um site interessante e deseja contactar o seu dono para uma possível parceria ou divulgação é muito fácil ir até a página de contato, preencher o formulário e submetê-lo. Às vezes na página de contato do site há em vez do formulário de contato o e-mail, telefone ou até Skype do mantenedor do site. Tudo isso é muito simples, fácil e bonito, mas o que fazer nos casos em que o dono do site se esquece de colocar uma página de contato em seu site? Como fazer para descobrir quem é o dono do site e como fazer para entrar em contato com ele para fazer-lhe uma proposta de negócio? Então, é sobre isso que se trata este artigo que você está lendo. Continue lendo para mais detalhes…

Como Descobrir Quem é Dono de um Site e Entrar em Contato com Ele

Ideia 01

Ocorre que em alguns casos existe uma página de contato, mas ela não está ligada (não possui link) nas outras páginas. Se esse for o caso, mesmo que não exista um link clicável, você pode tentar adivinhar o url da página de contato do site, o digitando manualmente na barra de endereço do seu navegador web. Algo mais ou menos assim:

dominiodosite/contato

ou

dominiodosite/contact

ou

dominiodosite/fale-conosco

Ideia 02

Uma outra ideia é você procurar no Google pela palavra contato, porém limitando a busca para o site em questão. O comando para fazer o Google pesquisar somente no site desejado é exatamente “site:dominioaqui”. Por exemplo, para buscar pela palavra contato no meu site, o comando ficaria assim:

1
contato site:ganhardinheiroblog.net
contato site:ganhardinheiroblog.net

O Google Exibiu exatamente a página de contato aqui do meu blog como primeiro resultado da busca, nada mal, né?

Entrar em contato com donos de sites sem página de contato

Agora, quando de fato não há uma página de contato, como fazer para conseguir falar com o dono do site? Bem, há algumas possibilidades, não é 100% garantido, mas não custa tentar. Vamos a elas:

Ideia 01

A primeira ideia é você deixar um comentário em qualquer página, informando que você não encontrou uma página de contato e por isso deixou o seu recado como um comentário. Note que não é ideal dar detalhes sobre a negociação em comentários, pois de repente o comentário pode ser publicado automaticamente e ficar visível para o público (o que pode não ser o desejado por você). Então, o melhor é informar ao dono do site que você quer falar com ele e deixar seu email de contato para que ele retorne para você.

Um problema dessa técnica é que o seu comentário pode ser classificado como spam e às vezes pode até ser automaticamente excluído pelo sistema anti-spam, de forma que o dono do site jamais fique sabendo sobre a sua proposta. Por isso é melhor você considerar a segunda ideia, apresentada abaixo.

Ideia 02

Na internet existem sites ou sistemas web responsáveis por armazenar e exibir informações sobre domínios, esses sites são chamados “whois”. Através deles é possível obter várias informações sobre um determinado domínio, inclusive o nome do dono do site, email de contato e até o número do telefone da pessoa.

Por exemplo, para domínio “.br” (.com.br, .net.br, .blog.br, etc) o url do Whois é “https://registro.br/cgi-bin/whois/

Ao entrar nessa página você verá uma tela igual a seguinte:

como descobrir o dono do site entrar e contato

Conforme aponta a seta, nessa tela, clique no link “Versão com Informações de Contato”. Na nova tela, digite o domínio do qual você quer obter informações, preencha (responda) a pergunta e clique em Consultar. Note que não basta inserir as letras e números gerados na imagem, é preciso responder a pergunta, pois a pergunta é aleatória. Às vezes você deve digitar somente as vogais, outras vezes apenas os números, e assim por diante.

Veja como preenchi aqui os dados:

whois registro.br

Após preencher o campo domínio e o campo de segurança com os códigos e clicar em consultar, o sistema exibirá um relatório contendo informações sobre o domínio informado. Veja abaixo:

descobrir email de dono de site

Viram a quantidade de informações que é exibida? Na imagem você pôde ver o nome do titular do domínio, o endereço físico dele, o telefone de contato, data de registro e data de expiração do domínio, email de contato, etc. Até o CNPJ é exibido.

Repare que eu coloquei três setas apontando para as informações mais úteis para nós, que são: o nome, o telefone e o email. Com posse disso você já sabe quem é o dono do site, qual o telefone e email de contato dele. Do que mais você precisa? Mais Nada!

Como descobrir donos de Domínios Internacionais

Se o site do qual você quer saber quem é o dono, e entrar em contato com ele, for um site com domínio internacional (.com, .net, .org, etc), você deve utilizar um outro serviço de “Whois”, e aqui eu posso indicar o http://www.whois.com/whois/. Nesse site o processo é muito simples, basta digitar o domínio e clicar em “Search”. Por exemplo, eu digitei o domínio “microsoft.com” e cliquei em “Search”, veja o retorno:

microsoft

Conclusão

Como você pode ver é muito fácil descobrir quem é o dono de um determinado website e também informações de contato com ele. Então, quando você encontrar algum site interessante sem o formulário de contato, não se desespere, saiba que basta fazer algumas consultas para obter o email ou telefone de contato da pessoa. Agora, é claro que algumas pessoas não querem ser incomodadas, e talvez por isso elas já não tenham colocado uma página de contato. Isso é um risco que você correrá ao ligar ou mandar um email para alguém, ou seja, você pode ser mal atendido e até receber um “vai se fu…”. Como diz o ditado: “são ossos do ofício”.

Uma outra curiosidade é que alguns domínios internacionais permitem você “ocultar” seus dados no Whois. Nesse caso, em vez de seus dados, são exibidos dados de uma empresa que cuida da privacidade de vários domínios. É o caso do GanharDinheiroblog.net, se você fizer uma consulta “Whois”, como responsável você vai obter “Privacy Protection Service INC d/b/a PrivacyProtect.org”, e não será possível descobrir o meu telefone nem o meu email de contato através de consultas “Whois”. Esse recurso é oferecido por algumas empresas que registram domínios internacionais e é interessante para evitar de a gente ser atormentado por spammers de plantão.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

3 Comments

You can post comments in this post.


  • Anderson, depois de um tempo sem internet consegui voltar a ficar online aqui em casa. Gostei do artigo, achei interessante, pois eu prefiro ligar para a pessoa e fazer uma proposta do que enviar email, então a dica foi crucial. Obrigado!

    Paulo 2 anos ago Reply


    • Paulo, bem vindo de volta.

      Anderson Makiyama 2 anos ago Reply


  • Ola, Bom dia…
    Eu gostaria de saber se existe um meio eficaz para pedir ou convencer a pessoa dona de um site a excluir algo que a gente tenha postado e se arrependeu? Si tem como se faz, qual é o procedimento?

    Mila 1 ano ago Reply


Post A Reply