Como deixar o PC mais rápido e Ganhar mais espaço no HD do Windows

A dica de hoje é para quem é usuário do sistema operacional Windows. Acredito que a dica funciona a partir do Windows XP até o atual Windows 8.x. E é bem provável que a dica continuará funcionando nas novas versões do OS da Microsoft. Nessa dica vou mostrar a você como deixar o PC mais rápido e também como ganhar mais HD no Windows.

O que acontece é que algumas configurações do próprio Sistema permitem a gente deixar nosso PC com melhor desempenho e também ajuda a poupar espaço no disco rígido. Então se você está achando seu computador lento demais, ou acredita que seu HD está sendo consumido por programas e arquivos desnecessários, não deixe de ver o vídeo e ler este artigo.

Como deixar o PC mais rápido

Dica de Desempenho 01

A primeira dica para deixar seu PC mais rápido é você deframentar seu HD. Para tanto o Windows oferece uma ferramenta que pode ser aberta utilizando o executar. Para abrir o executar utilize os atalhos Ctrl+R e no campo de comando digite dfrgui. Além de poder selecionar um disco e deframentá-lo na hora, o Windows também permite você agendar a execução dessa ferramenta em segundo plano e de forma contínua. Por exemplo, é uma boa ideia agendar a defragmentação semanalmente. Lembrando que essa ferramenta faz adicionar dados no início do disco, deixando o espaço vazio no final do mesmo. Desse modo o acesso aos dados ficam mais rápidos. Contudo, como você e programas instalados em seu computador estão sempre apagando e adicionando novos dados ao HD, faz-se então necessário estar sempre deframentando-o.

Dica de desempenho 02

como deixar pc mais rapido

Outra dica para deixar seu PC mais ligeiro é você desativar programas que se iniciam automaticamente junto com o sistema operacional. Por exemplo, quando você liga seu computador, junto com o seu WIndows podem estar sendo iniciados outros programas que você nem conheça. Muitos programas, inclusive vírus, são executados em segundo plano, ou seja, você nem fica sabendo que ele foi iniciado com o OS.

Para visualizar/desativar programas que são iniciados como sistema, o WIndows oferece a ferramenta “Configuração do Sistema”. Para abrir essa ferramenta, no executar do windows (Ctr+R) digite msconfig. Clique então na aba “Inicialização de Programas”. Aí você verá todos os programas que são executados junto com o windows. Estude cada um deles, e desmarque aqueles que são desnecessários. Na dúvida quanto a um determinado programinha, procure pelo nome dele no Google, assim você terá mais confiança na hora de desativar a auto inicialização de um programa.

Como ganhar mais espaço no HD do Windows

Dica para obter mais espaço no HD 01

A primeira dica para obter mais espaço no HD do seu computador é utilizar a ferramenta de limpeza do próprio WIndows. Para isso, no executar (Ctrl+R) digite, cleanmgr Selecione então o HD que você deseja limpar e aguarde a ferramenta calcular quando de HD pode ser disponibilizado e quais arquivos e programas podem ser excluídos. Após alguns segundos você poderá marcar o que deseja excluir e então clicar no botão “OK” para iniciar a limpeza. Após concluída a limpeza, inicie a ferramenta novamente, só que dessa vez clique na opção Limpar Arquivos de Sistema. Selecione o HD novamente e aguarda o cálculo. Agora será exibida uma nova Aba chamada “Mais Opções”. Clique sobre essa nova aba. Aí será possível excluir pontos de restauração do seu sistema e também será possível abrir o gerenciador de programas instalações no seu computador. Você pode excluir vários programas que estão instalados no seu computador mas que você não esteja utilizando, assim você ganhará bastante espaço no HD.

Dica para obter mais espaço no HD 02

A segunda dica para poupar seu HD é você excluindo um arquivo de sistema e diminuindo o tamanho de outro. O primeiro é o hiberfil.sys e o segundo é o pagefile.sys, ambos encontrados no disco de instalação do seu sistema operacional, no meu caso no hd C:\. Detalhe é que se os arquivos não estiverem visíveis significa que seu OS está configurado para ocultar arquivos de sistema. Se for esse o seu caso, para que o seu sistema exiba todos os arquivos de sistema e extensões siga esse passo-a-passo:

Veja como exibir arquivos ocultos do windows e suas extensões:

  1. abra o Executar (Ctrl+R)
  2. Digite no executar control
  3. No painel de controle clique sobre “Aparência e Personalização”
  4. Clique agora em “Opções de Pasta”
  5. Clique na aba “Modo de Exibição”
  6. Desmarque a opção “Ocultar arquivos protegidos do Sistema operacional”
    Desmarque também “Ocultar as extensões dos tipos de arquivos conhecidos”
  7. Clique em “OK” para concluir.

Arquivo hiberfil.sys

Para excluir (ou desativar) esse arquivo, inicie o interpretador de comandos do windows (CMD.exe). Digite então o seguinte comando: powsercfg /hibernate off. Se exibir uma mensagem que você não tem permissão, feche o cmd.exe, navegue para dentro da pasta do sistema (system32), clique com o botão direito do mouse sobre o programa cmd.exe e peça para executar como administrador. Agora pode refazer o comando powsercfg /hibernate off.

Pronto, isso fará desativar esse arquivo, e poupará bastante HD do seu computador.

Arquivo pagefile.sys

Esse arquivo não pode ser excluído, pois ele é utilizado como memória reserva pelo seu computador. Contudo, você pode definir a quantidade iniciar de HD para o sistema deixar reservado. Para você ter uma ideia aqui na minha máquina o sistema reservada de antemão 4 GB, mas eu modifiquei para que ele reserve apenas 1GB de antemão e conforme o sistema precise, até 4GB. Para fazer isso, clique sobre “Computador” com o botão direito, depois clique em propriedades, depois em configurações avançadas do sistema. Na seção “Desempenho” clique em “Configurações” e depois clique na aba “Avançado”. Agora, na seção “Memória Virtual” clique no botão “Alterar”. Marque a opção “Tamanho Personalizado” e digite novos valores. Aqui no meu PC eu coloquei 1000 de inicial e 4000 de tamanho máximo. Clique em “Definir” para aplicar as modificações e depois no botão “OK”.

Pronto, agora só precisa reiniciar o seu computador para que o arquivo pagefile.sys comece a utilizar apenas o espaço HD que você informou.

Conclusão

Depois de efetuar as configurações e de executar as tarefas sugeridas aqui no meu artigo, consegui obter 17GB de HD, que agora estão livres para serem utilizados por mim. É um bom espaço de HD livre não é? Além disso, evitando o carregamento excessivo de programas na inicialização o PC começou a iniciar mais rápido, e o desempenho também ficou melhor.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

1 Comment

You can post comments in this post.


  • Olá gostei dos artigos como é do meu interesse até guardei sua pagina em favoritos para ler os novos depois, esse assunto é do meu interesse para aumentar meu conhecimento, valeu um abraço.

    Rafael Silva

    Rafael Silva 1 ano ago Reply


Post A Reply