Article Spinner e Geradores de Conteúdo ou Lero-Lero, saiba o que são e por que evitá-los

Article SPinner e geradores de lero-lero

Article Spinner é uma estirpe de software desktop ou sistema web que faz criar inúmeros artigos (textos) derivados de apenas um. A arte de “article spinnig” consiste em substituir palavras ou mesmo frases, com o objetivo de obter-se um novo texto, que fala sobre a mesma coisa, só que com palavras diferentes.

Por exemplo, imagine a seguinte frase:

— Hoje está um dia muito lindo, vamos sair para passear?

Um Article Spinner poderia deixar esta mesma frase da seguinte forma:

— Atualmente o tempo está maravilhoso, que tal sairmos para se divertir?

Ou ainda, assim:

— Hoje tá demais mesmo, que tal darmos um rolé?

A eficácia e mesmo a forma de substituição pode variar de programa para programa.

Mas para que utilizar Article Spinner?

Na verdade, você não deveria utilizar este tipo de software jamais. Quem usa, faz isso com objetivo de obter várias cópias de um único artigo, para posterior publicação em sites que aceitam “Artigo Patrocinado” ou mesmo “Guest Posts”. Em vez de perder tempo criando vários artigos, os usuários de Article Spinner criam apenas um artigo, alimentam o Article SPinner com ele, clicam em um botão e zás!, eis que, como num passe de mágica, vários novos artigos surgem.

Teoricamente falando, esses artigos não são considerados duplicados pelos motores de busca e indexação. Mas há controvérsias… Continue lendo!

Por que Não Usar Article Spinners

Embora, alguns juram que os artigos gerados com Article Spinners não sejam considerados duplicados pelos indexadores web (como Google, Bing, etc), não é nenhum pouco aconselhável sua utilização. A grande verdade é que os Article Spinners não fazem uma substituição realmente adequada. Sua lógica é substituir palavras por sinônimos ou sentenças por outras supostamente equivalentes, mas nós bem sabemos que há situações onde uma palavra pode ter vários sentidos, e talvez só exista um sentido adequado num dado contexto. Assim sendo, é realmente difícil encontrar artigos gerados nesses programas que não contenham erros grotescos. Além disso, os indexadores web estão cada vez mais avançados, é bastante provável que eles já estejam trabalhando em algum mecanismo de identificação de artigos filhos, gerados automaticamente a partir de outro. Sobretudo, a maioria de Article Spinners encontradas no mercado só cumprem com o prometido, ao menos de forma um pouco satisfatória, em artigos escritos em inglês. Nos testes que eu fiz aqui com algumas destas ferramentas que ofereciam suporte para português, o resultado foi medonho. Aqui tem um exemplo de article Spinner: http://free-article-spinner.com/

Geradores de Lero-Lero

Um outro naipe de ferramenta útil/inútil de geração de conteúdos, são os tais geradores de lero-lero. Lero-lero, para quem não sabe, significa inócuo, inútil, à-toa. Nesse tipo de ferramenta você não precisa nem se dar ao trabalho de criar um único artigo sequer. Basta, por exemplo, digitar o nome dos falsos autores e clicar em um botão. O sistema irá gerar um artigo completo, inserindo inclusive referências… Mas não se iluda, trata-se apenas de lero-lero. Segue um site que disponibiliza uma ferramenta destas: http://pdos.csail.mit.edu/scigen/

Creio que o pessoal utilize Geradores de Lero-Lero para alimentar sites e tentar conseguir mais acessos, mas essa prática pode tornar-se um desserviço; veja por que, a seguir…

Conclusão

Não tem jeito! Se é para criar conteúdo para publicar no seu blog/site/forum/etc ou mesmo para publicar em algum site externo com objetivo de criar backlinks, o caminho mais certo ainda continua sendo o caminho das pedras. Ou seja, você deve criar manualmente os artigos e evitar ferramentas micarulosas que prometem o impossível, mas que no final das contas podem é acabar o levando para o inferno. Se algum indexador web identificar que o seu site utiliza de alguma dessas técnicas macabras (hehe, peguei pesado agora, hein!), é certo que ele será penalizado, e recuperar a confiança perdida pode ser bastante doloroso, se é que me entendem.

Até o próximo post aqui no Ganhar DInheiro BLog.

About This Author

Webmaster com interesse principalmente nas áreas: Web Marketing, Wordpress, Otimização de Sites (SEO), PHP. Criador do <strong>Hot Links Plus</strong> e do <strong>Face Conversion</strong> <a href="http://ganhardinheiroblog.net/sobre">Veja mais sobre mim Aqui</a>

7 Comments

You can post comments in this post.


  • Anderson, excelente artigo meu chapa.

    Eu nunca tinha ouvido falar destas técnicas, mas é bom já saber que são técnicas nocivas a nossos blogs, e então devemos evitá-las.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento 🙂

    Faustino 3 anos ago Reply


  • Muito mal quem faz isso e para toda a blogesfera um dia pagam caro por essa desonestidade artigo muito bom Anderson bem informativo!

    antonio 3 anos ago Reply


  • Navego pela internet há muito tempo, já encontrei diversas novidades, mas essa ai foi demais, eu nunca poderia imaginar que existiria uma coisa dessas rsrsrs, sempre que quero ver alguma novidade, eu acesso o site, e acabo encontrando! Abraço a todos e sucessos, fiquem com Deus!

    Paulo Santos (Renda Na Internet) 3 anos ago Reply


  • A criação de artigos por este método não é satisfatória para o Google e nem para o usuário, podia ate se valido a algum tempo atrás mais como o Google esta cada vez mais rígido a melhor estratégia para a criação de conteúdo é com o marketing de conteúdo aplicado de forma correta.

    Giliard 3 anos ago Reply


  • e se um concorrente usa uma ferramenta desta para indexar o meu site e me destroi como fica, será que o google não ve maldade nestes indexadores de backlinks

    paulo 3 anos ago Reply


Post A Reply